Uma simulação de incêndio no prédio do Centro Administrativo do Estado mobilizou o Samu e o Corpo de Bombeiros em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (14). Os brigadistas largaram fumaça dentro do prédio, e um alarme foi disparado, para simular uma situação de emergência. Os mais de quatro mil servidores das 17 secretárias foram orientados a deixar o local. Alguns deles, saíram antes e acabaram não participando da atividade. Equipes do Samu ocuparam o pátio para realizar o atendimento a pessoas que simulavam ferimentos. Foram necessários 26 minutos para evacuação total do prédio.
Conforme o secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, o exercício foi positivo, na medida em que será possível observar as falhas e necessidades de aprimoramento para que o Plano de Prevenção contra Incêndio tenha êxito em algum tipo de sinistro. O documento deve ser concluído até setembro do ano que vem.
"Não testamos somente o comportamento das pessoas, mas o sistema de alarme, de monitoramento, o atendimento do Samu, dos Bombeiros, entre outras questões. Por isso, esse primeiro treinamento teve um saldo positivo", ressalta.
O secretário negou que a simulação tenha ocorrido em razão da interdição do prédio pela Justiça, no dia 10 de julho. Segundo ele, a atividade já estava programada, mas teve que ser adiada por duas vezes.
O coronel do Corpo dos Bombeiros, Roget da Rosa, que coordenou os brigadistas durante a ação, garante que o tempo para retirada dos funcionários e o número de equipes disponíveis para o resgate foram suficientes.
"Foi uma experiência satisfatória. As pessoas cumpriram seu papel e hoje já estão mais preparadas em caso de um incidente", afirma.
As autoridades irão se reunir nesta quinta-feira para avaliar possíveis falhas e medidas para aperfeiçoar o processo.
Confira o vídeo: