Em um auditório lotado, o South Summit 2023 foi oficialmente aberto às 9h20min desta quarta-feira (29). Com falas de autoridades e líderes empresariais que se envolveram na organização da segunda edição do evento na cidade, Porto Alegre foi apontada como "a casa da inovação mundial" nos próximos dias.
— A inovação se move pelo mundo. Vai atrás de pessoas, ideias, cada lugar onde as conexões podem acontecer. Nesta semana, Porto Alegre é a casa da inovação, pois todos nós estamos aqui, e a inovação, com o South Summit, com o Guaíba, as startups e todo ambiente que temos, está em casa — disse o vice-prefeito da Capital, Ricardo Gomes, arrancando aplausos da plateia.
— Iniciamos hoje a segunda edição do South Summit Brazil com as melhores expectativas para o Rio Grande do Sul. O governo do Estado, enquanto correalizador, enxerga este evento como um grande hub de inovação, teconologia e networking. É a possibilidade de fazer com que tenhamos condições de, a partir dele, criar novos ambientes de negócios — reforçou o vice-governador do Estado, Gabriel Souza.
Na solenidade, patrocinadores do evento destacaram as oportunidades de conexões e investimentos que os próximos dias reservam ao Cais Mauá:
— Todo mundo que está aqui hoje está inovando ou sonhando em inovar. Temos a convicção de que um evento deste porte recoloca o Rio Grande do Sul no mapa mundial da inovação. Isso é muito importante na atração de investimentos — declarou o Superintendente do Sebrae-RS, André Godoy.
— Que a gente possa aproveitar o potencial ilimitado que este país tem. Voltar a nossas casas depois deste evento e desenvolver bons planos, capazes de serem executados, inspirados no que a gente debateu aqui — complementou o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck.
Antes deles, os criadores do South Summit, que acontece desde 2012 em Madrid, na Espanha, celebraram a consolidação da edição na América Latina.
— Vamos multiplicar todas as oportunidades de negócio. O South Summit é o melhor networking que um empreendedor pode encontrar — incentivou a empresária e fundadora do evento, Maria Benjumea, vestida com uma roupa tradicional do país natal ornada com um lenço com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.
— É uma honra estar aqui impulsionando estas iniciativas. É incrível como este evento é capaz de transformar todas as conexões presentes — agradeceu o CEO da IE University na Espanha, Diego del Alcázar.
O presidente brasileiro do evento, José Renato Hopf, lembrou de agradecer a todos os trabalhadores envolvidos na preparação e execução dos três dias de palestras, encontros de negócios e competição de startups. Mencionou bombeiros, funcionários envolvidos com o transporte e voluntários que fazem a recepção dos visitantes, além dos patrocinadores:
— Construímos com muito trabalho e esforço, para consolidar o South Summit Brasil como o maior evento de conexões da América Latina — destacou.