Na manhã desta sexta-feira (18), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou uma blitz para ciclistas entre as avenidas Ipiranga e Erico Verissimo. A ação faz parte do Projeto Ciclista Seguro, realizado em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU).
Segundo a EPTC, trata-se de uma operação rotineira com objetivo de conscientizar os ciclistas e dar dicas de segurança, bem como informar quais tipos de equipamentos são recomendados para diminuir os riscos no trânsito.
— Por exemplo, o uso do capacete não é obrigatório, mas é recomendado — afirmou Diego Marques, coordenador da Educação para Mobilidade da EPTC.
Marques explica que as blitzes ocorrem, ao menos, duas vezes por semana em ciclovias de grande fluxo, como as da Orla do Guaíba e da Fundação Iberê Camargo. As ações também servem para mapear os locais que ciclistas percorrem e identificar as dificuldades que enfrentam, para então realizar melhorias na mobilidade urbana.
— Existem dois tipos de ciclista: os que usam a bike apenas para lazer e os que usam para locomoção até o trabalho, por exemplo. É importante ressaltar que, além de direitos, os ciclistas têm deveres, pois precisam ter cuidados no trânsito. Portanto, é de suma importância estar sempre atento aos itens básicos de segurança, como retrovisor, roupas refletivas e sinalização — completou o coordenador do projeto.
*Produção: Leonardo Martins