As obras de alargamento da Avenida Protásio Alves, na zona leste de Porto Alegre, entraram na terceira e última etapa. Máquinas e trabalhadores têm atuado desde a semana passada entre as avenidas Delegado Ely Correa Prado e Moema. Os trabalhos iniciaram em janeiro de 2021.
Conforme a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Porto Alegre, a previsão é de que os trabalhos sigam por, pelo menos, mais 40 dias, dependendo das condições climáticas.
Na primeira etapa, foram construídas duas faixas adicionais por 150 metros. Depois, próximo à Avenida Moema, foram mais 200 metros ampliados. Por fim, a etapa atual deve chegar aos cerca de 500 metros restantes para o total previsto de 850 metros de intervenções. As obras ocorrem em pontos distintos de um trecho de pouco mais de dois quilômetros.
Conforme a secretaria, a realização dessas etapas foi a alternativa encontrada, com foco nos pontos de maior movimento, enquanto uma obra maior não acontece.
— Sabemos das necessidades deste trecho importante pelo alto fluxo de veículos. A duplicação total requer obra e maiores investimentos. Enquanto isso não é possível, vamos atacando gargalos através de alargamentos pontuais que darão melhor trafegabilidade e segurança aos usuários — afirma o secretário Marcos Felipi Garcia.
Atualmente, os trabalhos são realizados em dois turnos, pela manhã e pela tarde. Não há previsão de bloqueios da pista, a não ser pela necessidade de alguma interrupção pontual. Em média, o tempo de atraso aos motoristas que passam pela região é de 15 minutos a mais no deslocamento.