Falta pouco para o segundo piso do Mercado Público ser definitivamente reaberto. Após nove anos de espera pela recuperação dos estragos causados pelo incêndio de 2013, entre muitas idas e vindas, enfim os seis restaurantes localizados no andar de cima poderão abrir as portas para o público a partir das 8h da próxima segunda-feira (5). Por enquanto, apenas a Associação de Artesãos Porto Alegre Solidária está em atividade no local.
— Não esperávamos o público que já estamos tendo. A partir da semana que vem, deve melhorar ainda mais — atesta o artesão Silvio Gomes Lopes, 75 anos.
A associação de artesãos está com as portas abertas desde 13 de agosto. Na loja, que possui em sua fachada os números 88 e 90, encontra-se de tudo, especialmente lembranças para os turistas levarem para suas regiões. Tratam-se de ímãs de geladeira — recordistas de vendas —, canecas, blocos, camisetas, azulejos e garrafas decoradas, roupas, xícaras, entre outros itens, muitos feitos com material reciclado.
— O que melhorou com a reforma foi a escada rolante e o elevador. Porque, antes, os cadeirantes não conseguiam subir ao segundo piso — recorda Lopes, um dos mais de 30 artesãos do espaço.
Os visitantes costumam assinar um livro de presença. Folheando as páginas, pode-se descobrir os locais de origem dos frequentadores. Turistas vindos de Alemanha, Colômbia, Estados Unidos, Itália e México eram alguns dos registros recentes.
— Ontem (segunda-feira), tivemos mineiros nos visitando, e, no sábado (27), paraibanos estiveram aqui — cita a também artesã Marlene Ortiz, 63, ao lado da colega Vera Scout, 69, que ajeitava os produtos nas prateleiras.
Na manhã desta terça-feira (30), as salas à espera dos restaurantes estavam fechadas. Além da loja dos artesãos, permaneciam abertos o espaço onde pães são feitos para a padaria do andar de baixo, a barbearia Jenecy, que fica bem escondida em um canto perto das escadas normais, além da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), onde ocorria uma reunião.
— Para nós, é muito importante a manutenção porque temos goteira aqui dentro quando chove — diz Lucinara Oliveira Gomes, 54, que presta serviços na barbearia Jenecy, que existe desde 1975 e está aberta novamente há cerca de um mês.
A administradora da barbearia, Janete Porto Machado, 77, ainda pede mais melhorias no segundo piso:
— Poderia haver mais banheiros e uma pintura melhor.
O casal venezuelano Luz Rivas, 63, e Freddy Prato, 61, que mora na cidade de Valencia, situada na região central da Venezuela, estava conhecendo a Capital nesta terça. Eles decidiram visitar o segundo andar do Mercado Público.
— Estamos achando muito bonito o trabalho feito para preservar a arquitetura original — elogia Luz.
Muitas portas do segundo andar possuem cartazes com a palavra “Aluga-se”. Em um dos estabelecimentos, há um papel colado onde se lê “parrilla”. Um banheiro estava interditado e o elevador de serviço não funcionava. Por outro lado, a escada rolante conduzia pessoas para cima e para baixo sem problemas. E muitos extintores de incêndio novos ocupavam pontos no entorno de todo o segundo andar.
Até o final do ano, a prefeitura de Porto Alegre pretende licitar outros 11 espaços no prédio. Na fachada externa do Mercado Público, dois operários instalavam equipamento relacionado à iluminação cênica.
Confira os restaurantes que serão reabertos
- Bar Chopp 26
- Taberna
- Pizza Veg (antigo Telúrico)
- Mamma Julia
- Sayuri
- Sorveteria Beijo Frio