O segundo andar do Mercado Público de Porto Alegre foi reaberto ao público nesta sexta-feira (29). O prefeito Sebastião Melo e secretários vistoriaram o local, interditado há nove anos devido a um incêndio. Foram liberadas duas escadas rolantes e dois elevadores. No entanto, os restaurantes e lojas só devem voltar a se instalar entre agosto e setembro.
Na manhã deste sábado (30), o movimento era constante no local, onde os visitantes aproveitavam o espaço amplo para fazer fotos panorâmicas e acompanhar o movimento no andar inferior.
De acordo com a Associação do Comércio do Mercado Público de Porto Alegre, entre os estabelecimentos que irão retomar as atividades em seus locais de origem estão o Bar Chopp 26, a sorveteria Beijo Frio e os restaurantes Taberna 32, Mamma Júlia, Telúrico e Marco Zero. Outros nove pontos serão licitados pela prefeitura e receberão novos permissionários. Os trâmites burocráticos para a licitação já estão sendo executados pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Administração e Patrimônio.
O permissionário do Bar Chopp 26, Claudeniro Adam, 46 anos, está com tudo pronto. Mesas postas, televisão na parede, balcão, freezers e cozinha à espera dos últimos detalhes.
— Estávamos no andar de baixo, fora do nosso local. E teve pandemia. Agora estamos ansiosos para voltar — comemora.
A previsão é de que o atendimento seja retomado no início de setembro. A atendente do restaurante Mamma Júlia Ketlen Rosa, 26 anos, também fazia os últimos ajustes na manhã de sábado.
— Estamos com a expectativa alta. Aqui em cima é muito mais confortável para o cliente — comenta.
Os artesãos da Asposol, que estavam ocupando um quiosque no primeiro andar desde 2013, também faziam ajustes na sala do segundo piso. A coordenadora Sueli Zander Lopes prevê reabrir no próximo mês.
— Foram dias de muita dificuldade. Mas agora voltaremos a atender no nosso local — diz ela.
Conforme a prefeitura, o próximo passo é sanar questões estruturais no telhado da face voltada para o Largo Glênio Peres.
— Essas obras deverão iniciar em curto prazo — prometeu o prefeito Sebastião Melo.