Não havia muito tempo disponível de conversa com a reportagem para quem esperava por alguém dentro das vias internas do Aeroporto Salgado Filho, na manhã desta segunda-feira (8). A pressa era motivada pelo medo de ter de pagar indigestos R$ 20 caso a permanência entre as cancelas durasse mais do que 10 minutos. Apesar das críticas à cobrança, nas primeiras horas do sistema motoristas e passageiros encontraram um fluxo mais ágil no trânsito e bom funcionamento das cancelas e dos totens automatizados para pagamento.
Segundo a Fraport, cerca de 4,6 mil veículos passaram pelas cancelas - considerando táxis, carros de aplicativos e particulares, ônibus de empresas e do transporte público da Capital. Ainda que a rapidez pretendida e testada pela empresa nos último três meses tenha sido verificada, a saída do complexo apresentava demora de dois a três minutos no final da manhã, quando uma fila com cerca de 20 carros e ônibus se formou na reta final do trajeto sob cobrança.
Para quem entrava à espera de alguém que desembarcara há poucos minutos, a atenção era dividida entre a porta 3 do térreo e o relógio. Cristiane Garcia precisou fazer o pagamento de R$ 20 no totem ao lado da cancela de saída, depois que o colega de trabalho que ela aguardava chegou no 12º minuto da permanência dela no meio-fio. Além desta carona, ela diz que circula pelo aeroporto pelo menos duas vezes por semana, para levar ou buscar o marido, que faz viagens profissionais a Curitiba.
— Ter de dar a volta e não poder esperar aqui é um tremendo desconforto para a população que usa o serviço — criticou.
Agentes da fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) alertam que, em área de desembarque, carros estacionados sem ninguém entrando ou saindo deles estão sujeitos a multa. Essa autuação é pela lei pública, e não pela regra particular das cancelas de estacionamento operadas pela Fraport em parceria com a Estapar.
O risco de multa assustou Jorge Schrör, que chegou cedo demais, enquanto seu caroneiro ainda não tinha desembarcado do avião. Confuso sobre os valores de cobrança e limites de tempo, ele também precisou pagar pela permanência ao lado do meio-fio. Por ter ficado mais de 20 minutos e menos de 30, pagou R$ 40.
— Está certa a cobrança, é preciso que o trânsito flua nessas ruas aqui. O difícil é acertar o deslocamento e chegar na mesma hora que a pessoa está aqui esperando — comentou, enquanto deixava o carro e ia até a área interna pagar o ticket.
— Era mais negócio se eu tivesse deixado o carro no estacionamento. Ali uma hora inteira custaria 19 (reais) — avaliou, enquanto dava a partida no carro para deixar o local, já com quem ele havia ido buscar no banco do carona.
Planejamento valioso
No site da empresa que administra o estacionamento há a possibilidade de reservar uma vaga com hora marcada para entrar e sair do aeroporto. O preço dessa modalidade com pagamento digital antecipado é de R$ 16 por hora - ou R$ 19 em pagamento presencial -, quatro reais a menos do que os R$ 20 cobrados pela Fraport para cada 10 minutos de meio-fio.
Entenda como é a cobrança
Conforme a nova regra, o uso do meio-fio, para embarque e desembarque de passageiros, é permitido gratuitamente por apenas 10 minutos. Caso esse período seja excedido, serão cobrados R$ 20 a cada 10 minutos ultrapassados. O pagamento desse valor pode ser feito nos pontos de autoatendimento da Estapar localizados no Terminal de Passageiros, nos estacionamentos e nos totens próximos às cancelas de saída.
Como alternativa, os motoristas que precisarem permanecer mais tempo poderão buscar as áreas de estacionamento, que serão acessadas com o mesmo tíquete. Pessoas com deficiência (PCDs) que necessitarem de um tempo superior aos 10 minutos devem enviar um e-mail para ouvidoriapoa@fraport-brasil.com.
As regras
- Dez minutos estacionado para embarque e desembarque: não há cobrança;
- Após 10 minutos, serão cobrados R$ 20 a cada 10 minutos ultrapassados;
- Se ficar 11 minutos serão cobrados R$ 20, se ficar 21 minutos, pagará R$ 40;
- O pagamento pode ser feito nos pontos de autoatendimento da Estapar localizados no Terminal de Passageiros, nos estacionamentos e nos totens próximos às cancelas de saída;
- Os motoristas que precisarem permanecer mais tempo poderão buscar as áreas de estacionamento, que serão acessadas com o mesmo tíquete;
- Pessoas com deficiência (PCDs) que necessitarem de um tempo superior aos 10 minutos devem enviar um e-mail para ouvidoriapoa@fraport-brasil.com com 72 horas de antecedência à viagem
- Estacionar sem que seja para embarque ou desembarque pode caracterizar infração passível de multa cobrada pela EPTC.