Uma obra que recebeu recursos do financiamento da Copa do Mundo de 2014 será entregue neste sábado (18), oito anos após a realização do evento esportivo em Porto Alegre. Com a liberação da Avenida José Pedro Boéssio, no bairro Humaitá, o torcedor do Grêmio que for à Arena para o jogo contra o Sampaio Correia, às 11h, já poderá utilizar a via.
As obras tiveram início em novembro de 2019 e deveriam ter ficado prontas no ano seguinte. A verba seria usada inicialmente para implementação de ônibus BRTs, mas, devido ao alto custo, a ideia foi abandonada e o dinheiro aplicado em obras de infraestrutura — como a pavimentação da avenida.
O detalhe é que o pavimento está pronto desde setembro do ano passado, mas, devido ao alargamento da via, 24 postes ficaram no meio da rua junto ao traçado por onde passam os veículos. A remoção da rede de energia começou em março de 2022, e a retirada dos postes foi finalizada em abril.
A Pedracon — empresa responsável pela obra — instalou o pavimento nos buracos onde estavam os postes. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), entre as avenidas Palmira Gobbi e Ernesto Neugebauer foram realizadas intervenções de drenagem pluvial em galerias de concreto, nos dois lados da via, pavimento em blocos de concreto, execução de passeio, ciclovia, acessibilidade e sinalização.
Conforme a pasta, foram investidos R$ 13,7 milhões. A ligação com Avenida Ernesto Neugebauer, segundo a Smoi, irá favorecer a integração metropolitana pela BR-116 e pela BR-290.
O titular da secretaria, André Flores, ressalta que a obra vai ajudar também o fluxo para quem frequenta a Arena.
— Essa é uma obra que melhora a mobilidade humana nessa região, tanto para os moradores quanto para quem frequenta a Arena, tanto pelo acesso quanto para o escoamento do público do estádio.
As melhorias na José Pedro Boéssio são a segunda parte das intervenções na região. A primeira delas foi a obra na Ernesto Neugebauer, que recebeu nova pavimentação e rede de drenagem. Os trabalhos foram executados entre abril de 2016 e agosto de 2020.