Os buracos que chamaram atenção no meio do Marinha do Brasil no ano passado começaram a aparecer em outro ponto do parque, próximo ao Ginásio Gigantinho. Abertos pela concessionária de iluminação pública IPSul, eles servem para abrigar caixas de passagem de novos circuitos de luz.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) explica que é necessário fazer escavações profundas e instalar caixas reforçadas de concreto na tentativa de evitar furtos de cabos, problema que tem deixado parques da cidade às escuras.
Isso faz parte da segunda etapa de obras no Marinha. O serviço iniciou dia 18 de abril e deve seguir até a próxima semana, contemplando a área sul do parque. Serão instalados 78 novos postes de quatro metros e dois postes de 12 metros de altura, cerca de 250 lâmpadas de LED e 1,7 quilômetro de rede subterrânea. Além disso, a concessionária prevê o reforço dos postes para evitar que sejam depredados e derrubados.
— A instalação de lâmpadas de LED em parques como o Marinha faz parte do Plano de Modernização da Iluminação Pública de Porto Alegre. Já é possível perceber os resultados, o Marinha tem áreas mais iluminadas, embora estejamos ainda no meio de um processo. Além disso, em parceria com a IPSul, estamos instalando mecanismos de segurança nos postes e cabos para dificultar a ação dos criminosos — destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.
A primeira etapa ocorreu entre agosto de 2021 e março deste ano, nas áreas sudeste e oeste. Foram recuperados 22 postes de quatro metros, 43 postes de seis metros, 25 postes de oito metros, dez postes de dez metros, dois postes de 12 metros, além de 190 luminárias.
Após o término dessa segunda etapa, será analisado o planejamento para o início da terceira, assim como a análise dos materiais necessários — ainda não há data definida.
A Guarda Municipal recebe denúncias de vandalismo por meio do número 153, e a prefeitura de Porto Alegre, pelo 156, atende a reclamações de falta de iluminação pública decorrente tanto de furto quanto de problemas técnicos. A Brigada Militar recomenda que a população denuncie pelo telefone 190 qualquer tipo de crime e vandalismo.