Os participantes do South Summit, encontro de inovação que se inicia na quarta-feira (4) em Porto Alegre, contarão com espaços privativos e até um app para facilitar o “match” entre investidores em busca de boas ideias e empreendedores atrás de recursos.
Uma das opções para investidores e startups se encontrarem e fecharem negócio será o chamado palco Growth (crescimento, em inglês). Segundo os organizadores do evento, esse é um espaço destinado a investidores e networking — trabalho com rede de contatos, de onde podem sair acordos empresariais. Foi projetado para acolher “conversas dinâmicas relacionadas a melhores práticas de investimento, tendências, novas estratégias e desafios”. É um ambiente restrito, com acesso por meio de um passe premium.
Nesse local, conforme a assessoria de comunicação do South Summit, representantes de startups e investidores poderão conversar a qualquer momento, de forma privativa. Mas, fazendo jus a um evento marcado por tecnologia e inovação, os contatos entre empreendedores e possíveis apoiadores também poderão ser facilitado por meio de um app próprio do evento, disponível no Google Play e na App Store.
Com essa ferramenta, é possível realizar diferentes atividades relacionadas à participação no encontro, como encaminhar credenciamento, conferir a programação completa e buscar contato com outros participantes. Pelas funcionalidades do próprio aplicativo, podem ser agendadas reuniões entre as partes interessadas em ambientes do próprio South Summit.
Competição é vitrine
A competição entre as cinco dezenas de startups selecionadas para participar do encontro é mais uma forma de divulgar os potenciais de cada uma e facilitar a conexão entre os empreendedores e representantes dos bancos e fundos de investimento que estarão circulando pelos armazéns do Cais Mauá.
As concorrentes foram divididas em cinco áreas de atuação — digital solutions (soluções digitais), climateTech (tecnologia climática), future of work (futuro do trabalho), industry 5.0 (indústria 5.0) e fintech & e-commerce (tecnologia financeira e comércio eletrônico). Cerca de 60 avaliadores vão destacar duas startups de cada setor e, ao final, sairá uma vencedora em cada tema.
Em edições realizadas ao longo de uma década, a plataforma surgida na Espanha já reuniu mais de 25 mil startups e permitiu a aplicação de cerca de US$ 8,9 bilhões em investimentos a novos empreendimentos.