Um dos painéis mais disputados pelo público no segundo dia do South Summit Brasil, na manhã desta quinta-feira (5), nos armazéns do Cais Mauá, em Porto Alegre, abordou o tema TV 3.0. Durante apresentação no Corner Stage, o diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, Raymundo Costa Pinto Barros, compartilhou aspectos sobre o novo modelo de transmissão, que está chegando para substituir a TV Digital.
— A TV 3.0 nada mais é do que a completa integração de todos os conteúdos que uma empresa, como a Globo e a RBS, possuem, sendo entregues de uma maneira única — afirmou.
O painel — chamado "A Nova Era de Ouro da Televisão: Liberação de Audiência, Grátis e ao Vivo" — explorou situações como a integração entre banda larga (digital) com broadcast (linear), o que possibilitará experiências diferentes para os telespectadores. Na TV 3.0, o televisor fica conectado simultaneamente à antena e à internet, permitindo uma nova forma de consumo.
— Não interessa se você vai assistir ao vivo ou sob demanda. Tudo acontece em uma interface fácil e aparece ultra-personalizado para o cliente — expôs. — O futuro da televisão é o conhecimento do consumidor — completou Barros para a plateia que acompanhava o evento.
O painelista comentou também acerca do uso de métricas usadas apenas pelo digital, proporcionando à TV 3.0 o oferecimento de publicidade gratuita e segmentada para públicos específicos.
— Os modelos publicitários, que historicamente sempre eram voltados para grandes públicos demográficos, agora serão endereçados individualmente para cada pessoa — observou.
Dessa maneira, a TV aberta também sairá ganhando, conforme Barros:
— Todas as métricas e modelos de negócios que sempre existiram na internet agora são adotadas pela TV aberta, porém preservando a gratuidade do acesso e a universalidade, além da absoluta qualidade e transparência dos produtos — concluiu.