Uma nova etapa da instalação da adutora subaquática de captação de água bruta, que integrará o novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, no bairro Belém Novo, em Porto Alegre, ocorreu nesta quarta-feira (20). A função da tubulação será pegar água do fundo do Guaíba para levar à estação de tratamento. A operação começou às 19h da terça-feira (19) e estava prevista para ser finalizada por volta das 18h desta quarta-feira, completando quase 24 horas.
São duas linhas com dois quilômetros de extensão, formadas por tubos em polietileno de alta densidade com 12 metros de comprimento cada um, que serão enterradas no fundo do Guaíba, a cinco metros de profundidade. A primeira linha foi afundada no início de abril.
A obra tem investimento de R$ 29 milhões e promete solucionar os problemas de distribuição de água para 240 mil moradores das zonas Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro.
O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, explica que os próximos passos após o afundamento incluem a batimetria, que é como um raio X do Guaíba para verificar se a tubulação está no lugar certo e na profundidade correta. Em seguida, por volta de segunda (25) ou terça-feira (26), inicia-se o trabalho para enterrá-la. Cerca de 10 dias depois, será dada a ordem de início para a terceira obra de um conjunto de sete, a Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab), que já está licitada e ficará na Prainha de Copacabana. O início da obra dependia do afundamento das duas linhas adutoras.
Além da implantação da adutora subaquática de captação de água bruta, a principal obra em andamento na região é a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado, que já está com os serviços em desenvolvimento. O sistema ainda terá outras obras, como a adutora de água tratada (já com vencedor da licitação, contrato assinado e inicia operação no segundo semestre) e a subestação de energia de alta tensão (que será licitada novamente, pois nenhuma empresa preencheu os requisitos da primeira concorrência). Também há a adutora de recalque de água bruta (será licitada até o fim do ano, pois fará a ligação entre a Ebab e a ETA) e a linha de transmissão (há um acordo de cooperação com a antiga CEEE, que será cumprido pela CEEE Equatorial).
— A expectativa para finalizar o projeto de todo o sistema de abastecimento da Ponta do Arado é dezembro de 2024 — ressalta o diretor.
Haverá ainda obras complementares: será publicada licitação este ano para ampliação do Reservatório Boa Vista, com capacidade de 5 mil metros cúbicos, além das substituições de adutora e conexões da Restinga, que já foram executadas. Estão previstos também um reservatório e uma adutora no bairro Lageado.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) realizará obras de melhoria na Praça Almerindo Lima antes de devolvê-la à comunidade, assim que as duas adutoras estiverem prontas. Dessa forma, o canteiro de obras existente na Praia do Poleto será fechado pelo Dmae.