Uma das maiores obras de infraestrutura de Porto Alegre, o novo Sistema de Abastecimento de Água Ponta do Arado começou a sair do papel. Com previsão de conclusão até 2024, ele promete solucionar os problemas de distribuição de água na Zona Sul e Lomba do Pinheiro.
O trabalho no bairro Belém Novo se inicia pela instalação de uma adutora subaquática de captação de água bruta. A função dela será pegar água do fundo do Guaíba para levar à estação de tratamento, que deve começar a ser construída neste ano.
Embora a ordem de início das obras tenha sido dada em outubro, a solda da tubulação começou na quarta-feira passada. Serão preparados 4 mil metros de tubos de pead (polietileno de alta densidade) de 1,20 metro de diâmetro, que serão instalados no leito do Guaíba.
— São duas linhas adutoras de dois quilômetros cada. Isso porque elas precisam chegar mais distante da margem, captar água em um ponto mais profundo — explica o diretor-geral do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia.
O atual Sistema de Tratamento de Água Belém Novo abastece mais de 240 mil moradores. Com o novo sistema em operação, o Dmae poderá setorizar a distribuição na região: a água captada pelo novo sistema servirá moradores do Extremo-Sul e da Lomba do Pinheiro, enquanto o antigo abastecerá Restinga e outros bairros mais próximos do Centro.
— Lá é nosso pior problema, a gente tem um déficit de abastecimento. A solução definitiva será esse sistema da Ponta do Arado — afirma Garcia.
A adutora subaquática é a primeira das sete obras do novo sistema de abastecimento de água. Somente ela tem investimento de R$ 29 milhões, com previsão de entrega para abril de 2022. A execução é feita pela STER Engenharia Ltda.
A principal obra do novo sistema, a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado, está com a licitação em andamento. Após, ainda devem ser realizadas as obras da estação de bombeamento de água bruta, adutora de recalque de água bruta, adutora de água tratada, subestação de energia de alta tensão e linha de transmissão.
A prefeitura e o Dmae contrataram o financiamento com a Caixa Econômica Federal em 2019, com investimento estimado de R$ 250 milhões. A estimativa é que todo o Sistema de Abastecimento de Água Ponta do Arado esteja em funcionamento em 2024.
O canteiro de obras foi montado em parte da Praça Armelindo Lima e, após a conclusão da obra, o espaço será revitalizado pela prefeitura com recursos do Dmae.