O norte-americano Jeff Towson foi um dos destaques da Semana Caldeira desta segunda-feira (28), evento promovido pelo Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O investidor e consultor de capital de tecnologia abordou, durante sua apresentação de uma hora de duração, a concorrência digital e as estratégias das empresas de tecnologia da Ásia.
— É uma loucura o que está acontecendo na Ásia. Está ficando difícil acompanhar o que ocorre lá — disse para a plateia presente no espaço de eventos do Instituto Caldeira.
A palestra do convidado propôs discussões sobre alguns pontos, como as plataformas de comércio eletrônico que estão criando uma "corrida armamentista" para comerciantes e marcas. Também comentou que empresas como Alibaba e JD (esta com atuação apenas na China) estão mudando para se tornar a nova infraestrutura de comércio. Além disso, o Ocidente está fazendo a internet 3.0, mas a China e a Ásia realizam operações sem a presença de humanos. Por último, também disse que a Ásia vai surpreender a todos com cidades inteligentes.
— Você não pode recusar a bazuca se o concorrente está usando. A cultura de consumidores da China, por exemplo, espera os festivais de consumo o ano inteiro. O Dia dos Solteiros (11 de novembro) agora se estende por sete dias e representa US$ 75 bilhões em venda — analisou o também professor e autor de best-sellers.
Na exposição de Towson, ficou evidente que apenas as vendas não importam mais para as grandes marcas. O que faz sentido em eventos desse porte no mercado oriental é construir a própria marca.
— Se você entrar no site do Alibaba, eles oferecem a inteligência artificial que os comerciantes menores não conseguiriam desenvolver. Todas essas ferramentas são ótimas, mas criam um problema para os menores. O Alibaba possui todos os dados — observou.
Com mais de 3,1 milhões de seguidores no LinkedIn, o palestrante compartilhou que as grandes empresas asiáticas possuem inteligência artificial com “mapa de calor de moda”:
— A inteligência artificial vasculha o Instagram e todas as mídias para descobrir o que as pessoas estão vestindo. Dessa maneira, criam tendências de moda em nível de cidades. Por exemplo: “Eis o que as pessoas estão vestindo agora em Porto Alegre”. Você pode ir além, criando microtendências. Porque você vê tudo em tempo real.
O Alibaba foi mencionado em diversos momentos da palestra pelo uso da chamada logística inteligente. Segundo Towson, toda a operação é digitalizada com o auxílio de robôs e câmeras. Ou seja, não há interesse da gigante chinesa do comércio eletrônico em ser o serviço, a ideia é ser mesmo a plataforma.
As operações nas fábricas, indústrias e varejo foram desenvolvidas e são geridas por humanos. Porém, como salientou o especialista, a operação central de todos os processos não possui humanos.
Questionado se Porto Alegre poderá se tornar um polo de tecnologia, e se o que acontece no 4° Distrito lembra o processo de desenvolvimento tecnológico ocorrido na China, o palestrante deu uma dica:
— O importante é estar no lugar certo. Todos estão olhando para a inteligência artificial. Em países grandes como o Brasil, não há apenas São Paulo, há outros polos. Vejo com boas possibilidades o que acontece no Instituto Caldeira. Tudo é uma questão de talento, o que vale é o talento — concluiu.
CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério também avalia se Porto Alegre tem condições de virar referência no tema:
— Com certeza, Porto Alegre possui totais condições de ocupar uma posição de destaque e de protagonismo dentro do ecossistema de inovação global. Recentemente, saiu uma pesquisa em que fomos para a posição de sexta cidade de melhor impacto para os empreendedores. O que o Instituto Caldeira se propõe é ser mais uma dessas forças que tentam construir esse ambiente propício para empreendedorismo, tecnologia e inovação.
Segundo Pedro Valério, o empreendedorismo funcionou como indutor de transformações em vários lugares do mundo.
— Ocupar um espaço no 4° Distrito, que tem um DNA empreendedor, pois isso aqui já foi ocupado por grandes nomes do empreendedorismo gaúcho, tem um significado enorme em termos de revitalização e ressignificação dessa região — afirmou, destacando que o cenário está mais descentralizado, com novas cidades surgindo com projetos inovadores, além do Vale do Silício ou de Nova York.
Para marcar o primeiro ano do Instituto Caldeira, o hub de inovação promove uma semana intensa de atividades presenciais gratuitas, entre esta segunda e sexta-feira (1°), com mais de 70 palestrantes. Há 2 mil pessoas inscritas para os eventos, que também estão sendo transmitidos pelo YouTube do Instituto Caldeira. Temas como metaverso, investimento para startups, indústria de games, o impacto da internet 5G na sociedade e outros assuntos ligados à inovação serão discutidos durante as 40 atividades programadas. Uma das atrações desta terça-feira (29), das 14h às 15h, o dinamarquês Peter Kronstrøm vai palestrar sobre Strategic Foresight para Construção Civil, uma visita ao futuro ambiente estratégico. Para conferir a programação completa acesse este link.