Localizado no 4º Distrito, em Porto Alegre, o Instituto Caldeira tem como sede as antigas fábricas das Indústrias A.J. Renner, contando com uma área de 22 mil metros quadrados. O CEO do instituto, Pedro Valério, falou com o Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta quinta-feira (20), direto do espaço. Uma das metas da iniciativa é "ressignificar" a região onde está situado.
— É um grande sonho coletivo. Foi uma mobilização do empresariado e do poder público. O Estado agora está mais conectado com a economia — disse. — (O instituto) é um hub de inovação. Um espaço que funciona como um centro gravitacional para todos que são apaixonados por inovação. Queremos ajudar empreendedores a estarem mais conectados com o que está acontecendo e ressignificar o 4°distrito — completou.
Valério conta que o espaço foi a primeira iniciativa do Pacto Alegre, e está sendo um marco na revitalização do 4º Distrito. Segundo ele, cada vez mais empresas procuram o local para se instalarem. Atualmente, o Caldeira possui startups que lidam com questões do agro, área da saúde e do setor financeiro.
— O 4º Distrito já foi uma região de ouro da cidade. O próprio Instituo Caldeira é uma homenagem às caldeiras que o A.J. Renner trouxe para cá em 1918. Naquele ano, ele estava começando o complexo que empreendia aqui. Então, trouxe da Escócia duas caldeiras para que pudesse gerar energia para o complexo fabril e também para a própria cidade. Por isso, escolhemos que o nosso projeto se chamaria Caldeira — explicou.
O entrevistado acredita que a partir do Caldeira, o bairro irá se desenvolver. A demanda por alimentação e lazer, vinda dos próprios membros do instituto, deu luz ao Mercado Paralelo, complexo gastronômico com mais de 20 opções que será inaugurado nesta quinta-feira, às 17h30min.
— A gente sonha aqui com o "Distrito Caldeira". A gente brinca muito com essa ideia de um grande bairro. Não seria um bairro planejado, mas sonhado. Tem muita gente que de alguma maneira está se envolvendo e se conectando com o projeto — concluiu.