Você já deve ter ouvido falar sobre o 4º Distrito. Após viver um período aproximado de 50 anos de crescimento industrial, a região foi perdendo fábricas e viu a degradação tomar conta, com casos de alagamentos, insegurança e prostituição nas últimas três décadas.
Há alguns anos, diversas ações tentam retomar o desenvolvimento para os bairros Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá e Farrapos. A região é chamada de 4º Distrito.
Mas você sabe o por quê? E onde estão os demais distritos de Porto Alegre? Eles existem? A coluna consultou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).
Originalmente, Porto Alegre se dividia em distritos. Essa separação aparece documentada pela primeira vez em 1892. Em um mapa do início do século XX, é possível perceber a divisão principal em 10 distritos: Porto Alegre (área central), 2º (Praia de Belas, Menino Deus e Azenha), 3º (Moinhos de Vento e Petrópolis), 4º (porção norte do território), 5º (Partenon até o início da Lomba do Pinheiro), o sexto era Barra do Ribeiro (quando ainda era território da Capital), o sétimo foi Belém Novo, o novo era Ilhas (ex-Ilhas Fronteiras), e, Mariana Pimentel e Pedras Brancas (atual município de Guaíba) chegaram a ser o 10º.
Porém, a partir da década de 50, a cidade passa a ser dividida por bairros e não mais por distritos. Administrativamente, só restou um distrito, que engloba toda Porto Alegre.
Para a coordenadora de Planejamento Urbano da secretaria, Vaneska Paiva Henrique, o 4º Distrito permanece com essa designação muito mais pelo seu imaginário, de uma região carregada de identidade política e social.
- Apesar de hoje ser mencionado em leis (4º Distrito), a cidade está dividida com a nomenclatura de bairro, que é a forma administrativa de se fazer as divisões territoriais - explica Vaneska.
Tanto que o 4º Distrito, hoje, é muito menor do que quando foi criado. De origem, ele envolvia a parte norte da cidade. Atualmente, a região é delimitada entre os bairros Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá e Farrapos.