A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já está trabalhando na atualização da planilha que compõe o preço da passagem de ônibus. Pelos dados enviados pelas empresas, a tarifa deve ter reajuste de 38,5%.
Os dois principais componentes da tarifa tiveram forte aumento. Um deles se refere ao reajuste do salário dos rodoviários, que foi definido em 10%. O outro se refere ao diesel. O combustível foi o que mais subiu no ano passado, 46,8% na comparação com 2020, segundo o Levantamento de Preços de Combustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e de Biocombustíveis (ANP).
Pela projeção, somente estes dois itens impactariam em torno de R$ 0,70 centavos no valor da passagem. Mas há ainda outros componentes como depreciação da frota e número de usuários transportados. Dessa forma, o valor da tarifa passaria de R$ 4,80 para R$ 6,65.
Neste pedido não foram incluídas as desonerações, que dependem de regulamentação da prefeitura. Há uma expectativa que a diminuição na passagem para 2022 chegaria a aproximadamente R$ 0,50.
Um deles é o que diminui o número de isenções, de 14 para seis. Se todos entrarem logo em vigor, a redução será de R$ 0,25.
A outra forma do valor da tarifa diminuir está relacionada ao fim da figura dos cobradores nos ônibus. A extinção completa da função será escalonada até janeiro de 2026. Neste primeiro ano, o impacto deverá ser de R$ 0,25.
O engenheiro da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Antônio Augusto Lovatto, acredita porém, que apesar do reajuste necessário, a solicitação de recomposição feita não chegará a R$ 6,65.
- A ATP, tem uma posição muito clara sobre as revisões tarifárias, opina somente sobre as questões relativa a variação de preços, os demais itens operacionais que conjugam a planilha tarifária é de responsabilidade da EPTC. Agora, sobre este valor, específico de R$ 6,65 para a tarifa técnica, entendemos que é impossível que alcance este valor -
Procurado pela coluna, o prefeito garantiu que a prefeitura está debruçada nas tabelas para evitar um reajuste tão grande ao usuário. Uma das tentativas é buscar recursos federais.
Sebastião Melo faz parte da comissão que foi formada pela Frente Nacional dos Prefeitos para tentar conseguir apoio do presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é que a União subsidie a passagem de idosos acima dos 65 anos. Segundo Melo, este custo chega a R$ 74 milhões.
- Se conseguirmos a verba da União, me comprometo a não aumentar a passagem - promete o prefeito.
Mesmo se o recurso chegar, não será possível bancar todo o reajuste. Dessa forma, a prefeitura seguiria subsidiando o valor da tarifa.
Em 2021, as empresas privadas de ônibus já receberam R$ 31 milhões da prefeitura e ainda falta pagar outros R$ 10 milhões. Já a Carris recebeu R$ 72 milhões.
Depois de avaliar os dados, a EPTC envia a documentação para o Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu), que irá fazer sua própria avaliação. Ao final do julgamento, o processo retorna ao prefeito para homologação e definição da data de início da cobrança do novo valor.