O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, se reuniu nesta terça-feira (11) com o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em Brasília. Melo aproveitou a oportunidade para reforçar o apelo pela redução de impostos federais sobre itens que impactam na tarifa de ônibus e pela contribuição da União no financiamento do transporte público — pauta que ganhou mobilização nacional.
Em dezembro, Melo havia integrado uma missão liderada pela Frente Nacional de Prefeitos que esteve no Congresso Nacional defendendo o apoio para enfrentar a crise na mobilidade que atinge as grandes cidades.
— A criação do SUS do transporte é essencial para financiar a passagem daqueles que não podem pagar e baixar a tarifa para quem paga. A crise do transporte é comum às grandes cidades, e é o momento de as diferentes instâncias dos governos se unirem para criar soluções. Saí otimista de que o presidente deverá caminhar nessa direção — ressaltou o prefeito.
Além do encontro com o presidente, Melo foi recebido pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, para tratar de mais uma etapa na reforma da previdência dos servidores municipais, que depende do aval do governo federal.
— Importante o diálogo com o ministro para avançarmos na redução de despesas com a previdência e destinarmos os recursos a outras áreas. É essencial essa presença em Brasília porque é aqui que muitos dos rumos e políticas públicas que impactam na vida das pessoas são decididos — afirmou Melo.
Roteiro
Nesta quarta-feira (12), Melo se reúne com o diretor substituto de Outorgas e Patrimônio da Secretaria Nacional de Aviação, Fabiano Carvalho, para tratar do Aeroclube. O prefeito também estará no Ministério da Saúde para encontro sobre regulação e o cenário da pandemia de covid-19 diante do avanço da variante Ômicron.
A agenda do prefeito fora da Capital se estende até a próxima segunda-feira (17). Estão previstas, ainda, a partir de quinta-feira (13), reuniões em Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Campinas (SP) com os respectivos prefeitos, com foco na mobilização nacional por alternativas de financiamento para o transporte e de qualificação da mobilidade urbana.