Pelo segundo ano seguido, Porto Alegre não terá a tradicional procissão de Nossa Senhora de Navegantes. Devido ao aumento dos casos de covid-19, nesta quarta-feira (2) – feriado em homenagem à santa – a arquidiocese da Capital transmitirá as missas pela internet e manterá a imagem da padroeira afetiva de Porto Alegre do lado de fora do santuário para visitações.
A previsão é que às 9h ocorra a primeira missa do dia celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Haverá transmissão pela página do Facebook do Santuário de Navegantes, e a presença dentro da igreja será apenas de pessoas credenciaras e convidados.
Terminada a celebração, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes será colocada na praça dos Navegantes, ao lado do templo, onde os fiéis poderão visitar e fazer suas orações. Na parte da tarde, haverá missas às 14h, 16h e 18h. Todas com transmissão pela internet e com presença liberada de fiéis conforme a capacidade.
Às 19h30min, a imagem retornará para dentro da igreja. Este ano, não foi levada até a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro de Porto Alegre, como em outras oportunidades.
Apenas no dia 23 de janeiro a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes percorreu algumas ruas da Capital, quando foi até a Ilha da Pintada. Porém, no mesmo dia retornou à igreja.
Trânsito na Capital
Devido ao feriado de Navegantes, os ônibus e Porto Alegre circularão com passe livre nesta quarta-feira. A EPTC informa, também, para orientar os fiéis, que durante a visitação à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, das 7h às 20h, a Avenida Sertório será bloqueada entre a Voluntários da Pátria e a Rua Santos Pedroso. O acesso à Ponte do Guaíba permanecerá liberado nos dois sentidos.
Homenagens oficiais a Iemanjá estão suspensas no Litoral Norte
Dia 2 de fevereiro também é celebrado o dia de Iemanjá. As tradicionais homenagens à rainha do mar, no litoral norte gaúcho, não terão apoio das prefeituras — os eventos foram cancelados por conta do avanço da covid-19. No Litoral Sul, ao contrário, a prefeitura de Rio Grande planeja acolhida diferenciada aos caminhantes no Balneário Cassino.
Já a Federação Afro Umbandista do Rio Grande do Sul (Fauers) não deixará a data passar em branco nas praias. Nesta quarta-feira (2), a partir das 8h, integrantes da Fauers sairão em carreata com a imagem de Iemanjá da praia do Paquetá, em Canoas, e percorrerão sete praias do Litoral Norte, num trajeto de mais de oito horas. A carreata com os fieis passará, nesta ordem, por Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Atlântida, Xangri-lá e Capão da Canoa.
Em Capão da Canoa, aliás, a prefeitura comunicou pelas redes sociais que as homenagens à rainha do mar, nos dias 1º e 2 de fevereiro, deverão ocorrer sem aglomeração. Para isso, foi proibida a instalação de tendas e atendimentos às pessoas. O acendimento de velas e entrega de oferendas nos santuários serão liberados somente até as 19h nos dois dias. Depois deste horário, o espaço será fechado. A prefeitura, no entanto, liberou as homenagens individuais na beira-mar, respeitando os protocolos, como uso de máscara e distanciamento.