Um translado por terra e por águas marcou o início das homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes na manhã deste domingo (23). Num formato de cortejo inédito, a imagem da santa considerada padroeira afetiva de Porto Alegre deixou o Santuário, na Zona Norte da Capital, e, acompanhada por batedores da EPTC, percorreu 14 quilômetros de ruas e avenidas numa carreata até o Cais do Porto, de onde partiu para a Ilha da Pintada no barco Cisne Branco.
É a primeira vez que a imagem da santa visita a colônia de pescadores por ocasião das comemorações que culminam em 2 de fevereiro, dia da padroeira. No final da tarde deste domingo, depois de uma celebração na capela local e da visitação de devotos, ela voltaria para o Santuário em Porto Alegre. Essa é 147ª edição da Festa de Navegantes. Até o dia 2, haverá missas online e presenciais no Santuário em Porto Alegre (confira abaixo a programação completa).
– Estamos hoje aqui recuperando e resgatando algo fundamental da identidade desta cidade. Valorizando as periferias, trazendo um olhar da cidade para este espaço tão lindo que são as ilhas em torno de Porto Alegre – afirmou o secretário municipal de Cultura, Gunter Axt, que integrou a comitiva de autoridades presentes no trajeto de 20 minutos pelas águas do Guaíba.
Estavam com ele o secretário adjunto da pasta, Clóvis André, e o prefeito Sebastião Melo.
– Essa é a festa mais importante da nossa cidade. Infelizmente ainda não podemos fazer a tradicional procissão por terra, mas o caminho pelas águas foi belíssimo e nos trouxe muitas bençãos. E que a padroeira de Porto Alegre possa trazer chuva para nossa cidade, que tanto precisa – declarou o prefeito.
A imagem da santa deixou o Santuário sob palmas, por volta das 9h. Já no Cais, foi levada nos braços por remadores até o barco Cisne Branco. Emocionado, o pároco do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, Remi Maldaner, sintetizou o que se viu durante o percurso da carreata na Capital:
– Foi maravilhoso o encontro pelas ruas e avenidas de Porto Alegre. Nossa Senhora abençoando as casas e apartamentos e as pessoas nas janelas e nos pátios aclamando. Ela foi maravilhosa e assim continuará sendo no dia a dia no novo ano de graças.
A recepção de Nossa Senhora dos Navegantes na Capela Nossa Senhora de Boa Viagem, na Ilha da Pintada, junto à colônia dos pescadores, foi liderada pelo Padre Rudimar Dall Asta.
– Receber a Nossa Senhora nesse dia é muito especial, é uma bênção muito grande para esse povo das ilhas, um povo sem esperança muitas vezes. E a imagem da santa é uma demonstração de esperança, de alegria, de fé, de amor. Só agradecemos – disse o padre.
Após a recepção na Capela Nossa Senhora de Boa Viagem, as autoridades seguiram com a comunidade caminhando pela Ilha da Pintada pedindo as bênçãos. Realizado pelo Santuário Navegantes e a Produtora Cultura em Cena, o tradicional evento tem apoio institucional da prefeitura de Porto Alegre.
Confira no vídeo abaixo o trajeto do cortejo neste domingo
Programação da novena:
Todas as missas serão transmitidas online via Facebook do Santuário de Navegantes (facebook.com/santuario.navegantes/) e também poderão ser assistidas no modo presencial, com limite máximo de ocupação em 150 pessoas, respeitando distanciamento nos bancos, o uso obrigatório de máscaras e com álcool em gel disponível.
- Dia 23/01: 18h às 19h - Missa de abertura oficial da festa de Nossa Senhora dos Navegantes, com o padre Remi Maldaner e o tema "Santidade de Maria: Inteligente e Transformadora"
- Dia 24/01: 19h às 20h - 1ª Missa Novena - Santuário Navegantes, com o padre Pedro Alberto Kunrath e o tema "O Senhor Chama à Santidade"
- 25/01: 19h às 20h - 2ª Missa Novena - Santuário Navegantes, com o padre Laênio Francisco Custódio e tema "O Senhor Chama e Mostra a Missão"
- 26/01: 19h às 20h - 3ª Missa Novena - Santuário Navegantes, com o padre José Antônio Heinzmann e o tema "O Senhor nos Chama à Mansidão e à Paciência"
- 27/01: 19h às 20h - 4ª Missa Novena - Santuário Navegantes, com o padre César Leandro e o tema "O Senhor nos chama à Alegria e Bom Humor"
- 28/01: 19h às 20h - 5ª Missa Novena - Santuário Navegantes, com o padre Kauê Antonelli Pires e o tema "O Senhor nos Chama a Viver em Comunidade"
- 29/01: 19h às 20h - 6ª Missa Novena - Santuário Navegantes, com o padre Romeo Maldaner e o tema "O Senhor nos Chama à Oração Constante"
- 30/01: 19h às 20h - 7ª Missa Novena - Santuário Navegantes, com o padre Gelson Luiz Fraga Ferreira e o tema "O Senhor nos chama à Luta Constante"
- 31/01: 19h às 20h - 8ª Missa Novena - Santuário Navegantes, com o padre Lucas Matheus Mendes, com o tema "O Senhor Chama ao Discernimento"
- 01/02: 19h às 20h - 9ª Missa Novena - Santuário Navegantes, com Dom Darley José Kummer e o tema "O Senhor chama a viver a Ousadia do Evangelho"
Dia 2 de fevereiro
- 10h: Missa Solene no Santuário Navegantes, com o arcebispo Dom Jaime Spengler
- 10h às 10h30min: Cerimônia de condução da Nossa Senhora dos Navegantes do Santuário Navegantes à Tenda de Visitações
- 14h às 15h: Missa no Santuário Navegantes, com o padre Luiz Ricardo Xavier
- 16h às 17h: Missa no Santuário Navegantes, com o padre Jaime José Caspary
- 18h às 19h: Missa no Santuário Navegantes, com o padre Romeo Maldaner
- 19h30 às 20h: Solene Entronização de Nossa Senhora dos Navegantes no seu Santuário