A prefeitura de Porto Alegre iniciou na tarde desta terça-feira (8) a reconstrução da rampa de skate erguida por voluntários sob o Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina, na Avenida João Pessoa (local conhecido como “Brooklyn”), que foi removida em 16 de novembro por servidores municipais. A obra se inicia 22 dias após a reclamação de frequentadores do espaço e voluntários que ajudaram a construir a rampa. A reposição do equipamento foi determinada pelo prefeito Sebastião Melo no mesmo dia do ocorrido.
A estrutura foi construída em outubro por um grupo de cerca de 20 voluntários que frequentam o local, que é um ponto tradicional de skatistas da Capital. Ainda naquele mês, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) vistoriou a nova rampa, constatando que a estrutura não interrompia a circulação pelo local nem danificava o viaduto, portanto, poderia permanecer ali. Devido a uma falha de comunicação interna, o setor de fiscalizações da prefeitura removeu a rampa no mês passado.
— Fomos pegos de surpresa pela remoção da rampa, já que havíamos autorizado a sua manutenção. Assim que soubemos do fato, iniciamos o diálogo junto aos skatistas para que fosse providenciada a recolocação do equipamento, determinada pelo prefeito —diz o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. — Prometemos e estamos cumprindo, a rampa está sendo refeita. O papel da prefeitura jamais será de afastar a população dos espaços públicos, muito pelo contrário, estamos trabalhando para devolver Porto Alegre aos porto-alegrenses — conclui.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, destaca a importância do diálogo entre o poder público e a comunidade.
— Há pessoas com desejos específicos, e esperam do poder público o apoio para poderem praticar seu esporte. Então, devemos ser facilitadores para que isso aconteça da forma correta. E foi com isso que nos comprometemos, aqui — afirma.
A recolocação da rampa é executada pela Secretaria de Serviços Urbanos, por meio da Direção Geral de Conservação de Vias, em parceria com a Spott Skate Parks, responsável pela construção da pista de skate no trecho 3 da Orla, e acompanhada pelos skatistas que construíram o equipamento original. A prefeitura estima que a obra seja finalizada ainda nesta semana.