Dois homens, de 60 e 21 anos, ficaram feridos após o apartamento onde moram pegar fogo na manhã desta sexta-feira (31). O incêndio começou por volta das 7h, na Rua 11 de Agosto, próximo à Avenida Benjamin Constant, no bairro São João, zona norte de Porto Alegre.
Os vizinhos perceberam as chamas e a fumaça e chamaram os bombeiros. As vítimas, que são pai e filho, conseguiram sair do apartamento térreo e foram encontradas na calçada com várias queimaduras pelo corpo.
Três veículos dos bombeiros estiveram no local, e foram utilizados 3 mil litros de água no combate ao fogo. Duas ambulâncias do Samu fizeram os primeiros atendimentos e encaminharam os dois, em estado grave, ao Hospital Cristo Redentor — conforme a instituição, ambos foram encaminhados à UTI.
Outros moradores também tiveram que ser retirados do imóvel, mas não se feriram. Um deles foi o aposentado Fred Handel, 61 anos. Na calçada, do outro lado da rua, ele ainda se recuperava do susto.
— Eu ouvi meu alarme de incêndio e saí. Já encontrei meus dois vizinhos queimados na calçada. Quase não reconheci os dois — conta.
O primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros, Vagner Silveira da Silva, afirma que o apartamento teve perda total. Segundo ele, ainda não é possível informar as causas do incêndio (testemunhas relataram que as vítimas disseram ter deixado uma vela acesa).
— Somente a perícia vai poder dizer. Nós conseguimos combater o fogo e retirar, além dos moradores, dois cães que estavam dentro do apartamento.
As duas cadelas estavam muito assustadas, e uma delas apresentava marca de queimadura. Elas foram acolhidas pelos vizinhos, que deram água e comida e ficaram responsáveis pelos animais.
Por volta das 8h30min, foi encerrado o rescaldo e feita a limpeza da calçada que ainda tinha marcas de sangue e pedaços de roupa. É aguardada a chegada da Polícia Civil, que acionará a perícia. Demais moradores ainda não podem ingressar no prédio.