Situação que já vem sendo observada ao longo do semestre, as ligações por engano para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registraram aumento de 17% no mês de agosto em Porto Alegre. Conforme dados divulgados pela prefeitura da Capital, das 18.153 solicitações, 4.034 foram ligações feitas por engano. Em julho, foram 3.446 contatos desse tipo.
As ligações por engano são o segundo motivo mais comum dos contatos telefônicos para o Samu. O levantamento aponta que, das solicitações feitas em agosto, apenas 40% viraram atendimentos. As outras 60% dividiram-se em ligações por engano (22%), pedido de informações (15%), ligações interrompidas (8,4%), trotes (5,4%), chamadas repetidas (4,8%) – quando mais de uma pessoa liga para o mesmo fato – e fora da área de abrangência (4%).
Segundo o Núcleo de Educação Permanente, que é responsável pela orientação e campanhas focadas em como a população pode ter acesso ao Samu, as ligações por engano acontecem porque as pessoas ligam para o 192, mas, na verdade, buscam contato com a Brigada Militar ou Corpo de Bombeiros.
De janeiro a julho deste ano, em Porto Alegre, 58,7% das mais de 113 mil ligações não geraram atendimento. Desse total, 20,84% foram somente de chamados por engano.
Números de emergência
- Bombeiros – 193
- Brigada Militar – 190
- Defesa Civil – 199
- EPTC – 118
- Fala Porto Alegre – 156
- Polícia Civil – 197
- Polícia Rodoviária Federal – 191
- Polícia Federal – 194
- Samu – 192