O Desafio Criativo Centro+ chega, nesta sexta-feira (24), à sua fase final, após duas semanas de intensa mobilização. As equipes finalistas do hackathon participarão de uma maratona de 48 horas no Farol Santander, em que os projetos de revitalização do Centro Histórico serão finalizados e entregues à banca julgadora, que definirá as propostas vencedoras.
Os trabalhos começarão às 18h de sexta-feira e se encerrarão às 18h de domingo (26). Durante esse período, as equipes receberão apoio dos mentores técnicos e realizarão os últimos ajustes nas propostas.
As soluções devem ser aplicáveis ao processo de revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre em cinco temáticas: Mobilidade Urbana, Mobiliário Urbano, Vivências do Centro, Ativação Econômica e Iconicidade.
— Estamos, mais uma vez, demonstrando na prática que juntos, no espírito essencial da lógica da abundância que guia o Pacto Alegre, podemos impactar positivamente e rapidamente nossa cidade — afirma Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, secretário municipal de Inovação.
O desafio
O evento busca soluções inovadoras para o Centro Histórico de Porto Alegre por meio de propostas que alavanquem o desenvolvimento e resgatem o protagonismo da região. A iniciativa é voltada a profissionais das mais variadas áreas e uniu poder público, academia e setor privado.
Ao todo, 150 pessoas se inscreveram no desafio. Elas foram divididas em 25 grupos, organizados com base nas habilidades de cada participante. No ato da inscrição, as pessoas optaram por uma habilidade de destaque — negócios, cultura, inovação, tecnologia, pessoas ou criativo. A intenção dos organizadores do Desafio Criativo Centro+ era dar às equipes mais pluralidade, a partir da escolha de integrantes com diferentes trajetórias, processo que estimularia a criatividade.
Para chegar à final, os projetos passaram pela aprovação de uma pré-banca composta por técnicos de diversas áreas e por pessoas com atividades relacionadas ao cotidiano da Capital. Foram selecionadas, então, as melhores soluções apresentadas.
— Estamos positivamente surpresos e muito felizes com o engajamento das equipes. A qualidade do que vem sendo desenvolvido ao longo do hackathon demonstra o quanto as pessoas anseiam por espaços urbanos mais qualificados, que ofereçam experiências diversificadas e inovadoras a quem os utilize — enfatiza Cezar Schirmer, secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos.