Um evento realizado pelo Pacto Alegre nesta terça-feira (31) reuniu representantes do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada para debater a revitalização do Centro Histórico da Capital. O encontro, que ocorreu no Farol Santander, marcou o início do Desafio Criativo Centro+ — iniciativa que busca soluções para a região central da cidade.
Participaram da mesa-redonda o especialista espanhol em revitalização urbana Josep Piqué, o prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer. A condução do debate foi feita pelo coordenador do Pacto Alegre, professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Piqué avaliou o escopo do Centro+ e apresentou o case do @22, projeto de revitalização de uma zona industrial de Barcelona que transformou uma área degradada de 200 hectares em um ambiente que abriga mais de 1,5 mil empresas ligadas a setores como mídia, geração de energia, design e pesquisa científica.
— É necessário dar uma nova dinâmica à economia da região, fomentando a instalação, no Centro Histórico, de atividades ligadas à indústria criativa. Nesse sentido, a prefeitura caminha na direção certa, apostando na integração com a sociedade civil e atores como o Pacto Alegre, que realizará o acompanhamento do projeto — avaliou.
Por meio de videoconferência, o ex-secretário municipal de Serviços de São Paulo, Andrea Matarazzo, também participou da conversa. Ele falou sobre a experiência da revitalização do Centro Histórico da capital paulista, processo que coordenou enquanto esteve na prefeitura. A iniciativa obteve sucesso em questões como limpeza urbana, pavimentação, reforma e padronização de calçadas e acessibilidade e mobilidade urbana. Ele destacou a parceria com a iniciativa privada, por meio da participação direta dos comerciantes.
— Era definido um síndico para uma rua e essa pessoa realizava a interlocução com a subprefeitura. Isso representou um diferencial, pois quem realmente sabe quais são as demandas de uma região são as pessoas que moram e trabalham nela — afirmou.
Premiação do Desafio Criativo Centro+
As cinco melhores ideias apresentadas no Desafio Criativo Centro+ serão premiadas em dinheiro, anunciou Schirmer. O hackathon também premiará o projeto de maior destaque com uma viagem a Barcelona, onde o vencedor terá a sua participação no Smart City Expo World Congress 2022 custeada pelo evento.
Ao todo, serão distribuídos R$ 25 mil em premiações. Cada uma das propostas escolhidas pela banca julgadora ganhará R$ 5 mil, a serem divididos entre os seus idealizadores. Até o momento, o desafio conta com 103 inscritos. O período de inscrições se encerra em 6 de setembro.