Em reunião realizada nesta terça-feira (31), integrantes do Pacto Alegre falaram sobre o processo de criação de três propostas de marca para a Capital. A escolha entre elas — batizadas de Caminhos, Formas e Horizonte — ocorrerá em uma consulta pública online prevista pra outubro. A entrega da marca deve ocorrer no aniversário de 250 anos da Capital, em março de 2022.
A ideia é que uma das opções seja escolhida pelo público para ser usada como símbolo da cidade, valorizando as características e traduzindo valores locais, além de servir como identidade visual para a Capital. A marca também servirá para uso externo (estratégia de comunicação de abrangência mundial) e interno (autoestima da cidade).
O projeto tem o objetivo de definir uma identidade única que destaque a cidade no cenário nacional e internacional. E, como consequência, melhore a autoestima do morador, crie o senso de pertencimento, reforce a economia local e possibilite a atração de visitantes, talentos e investimentos.
A criação das propostas foi norteada pelo questionamento: "Como queremos que Porto Alegre seja reconhecida por nós e pelo mundo?". Desde 2018, profissionais se reúnem em grupos de estudos sobre a história da cidade, para debater a resposta. O projeto foi desenvolvido colaborativamente por cerca de 50 empresas de design, pesquisa, inovação e inclusão da cidade. Também foram feitas pesquisas com a população e, em julho de 2019, um workshop reuniu 120 pessoas de 40 bairros da Capital para pensar junto com quem vive a Capital.
— Para desenhar esses propostas, a gente buscou muita informação pela cidade, para entender o que as pessoas de Porto Alegre veem como valor e o que querem do futuro, buscando esse olhar de pensar em conjunto — explica a coordenadora do projeto das marcas, Daniela Lompa Nunes.
Daniela explica ainda que as três propostas partem do mesmo princípio, mas apresentam três projetos visuais diferentes, que serão divulgados em outubro.
A reunião desta terça ocorreu no Tecnopuc, e contou com a presença do especialista espanhol em revitalização urbana Josep Piqué, que atuou por 25 anos como secretário de Crescimento Econômico e Inovação de Barcelona, na Espanha, e é diretor da Oficina de Crescimento Econômico do projeto @22 Barcelona. Ele foi mentor de iniciativas que transformaram a realidade de cidades como Barcelona, na Espanha, e Medellín, na Colômbia.
Piqué destacou a importância de uma imagem que una e trasmita os valores da Capital ao mundo:
— É importante que essa marca passe os valores que prezamos no Pacto Alegre, que tem espírito de colaboração, de trabalhar junto e de criatividade. E também para que Porto Alegre seja referência no mundo com sua marca. Nós temos três propostas muito boas — opinou Piqué.
Também participaram da exposição, além de Daniela e Piqué, o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, e o presidente Átila Franco e vice-presidente Rodrigo Leme da AbDesign, agência que propôs de criar a marca.
O Pacto Alegre é uma iniciativa que busca articular representantes de universidades, empresas e sociedade civil pra estimular o empreendedorismo e a o desenvolvimento de projetos que tragam melhorias para a cidade. O objetivo do grupo é criar condições para que Porto Alegre se transforme em um polo de inovação e atração de investimentos, unindo o poder público e a iniciativa privada.