Um projeto que pretende disponibilizar sinais de internet de graça em parques, praças e pontos turísticos de Porto Alegre foi protocolado nesta quarta-feira (2) na Câmara de Vereadores. A proposta partiu da vereadora Mônica Leal (PP), e foi levada à Prefeitura da Capital.
Nomeado como “Wi-Fi Comunitário”, o projeto seria realizado por intermédio de convênios e através de parcerias público-privadas (PPP) com empresas que disponibilizariam sinal público de internet em locais viáveis para a instalação. Caberia também à empresa manter o serviço operando, e fazer a manutenção dos equipamentos.
Segundo a proposta que tramita na Câmara, a contrapartida seria a exploração da empresa nos locais onde ela oferta o serviço — como a instalação de conteúdo publicitário. O mesmo já foi feito nos relógios de rua e nas placas instaladas nas esquinas, que também foram ideias concebidas neste conceito.
— A disponibilização desse serviço poderá, ainda, incentivar a valorização dos espaços públicos, tornando-os mais atrativos — disse a vereadora.
O “Wi-Fi-Comunitário” deve possibilitar o acesso a todos que possuem tecnologia padrão de conexão à internet em seus aparelhos. Segundo a vereadora, o projeto tem a finalidade de tornar o acesso à cultura mais acessível, e também de ser uma “ferramenta educacional”.