Nos balcões dos oito hotéis da rede Master em Porto Alegre, uma cena sempre foi bastante frequente: turistas vinham à cidade com um propósito específico — como um show internacional, ou um jogo decisivo da dupla Gre-Nal — e perguntavam: o que mais tem para fazer na cidade?
— Percebíamos que nem nós sabíamos bem o que responder. Por outro lado, a gente percebe que Porto Alegre é uma cidade que fideliza bem seus hóspedes. A pessoa que passa por aqui, em geral volta. Ou seja, algo de bom ela encontra — declara Livia Trois, diretora da rede.
Assim começou a iniciativa Master Te Leva, uma série de vídeos institucionais da rede promovendo os microempreendimentos em volta de cada uma das suas unidades.
A convicção de diferentes atores do setor hoteleiro é que a dificuldade para responder à bendita pergunta do balcão do hotel não vem da falta de opções, mas da falta de esforço em “empacotar e vender” melhor os atrativos de Porto Alegre. Curiosamente, a restrição a eventos em razão da pandemia fez com que hotéis e agências fossem em busca do que mais a capital gaúcha tem a oferecer.
— Porto Alegre é a capital nacional da cerveja artesanal. Tem clubes campeões do mundo com dois belos estádios e sempre envolvidos em competições grandes. Tem passeios de barco, tem orla. Tem uma gastronomia impecável de diversos lugares do mundo. Então resolvemos acordar e oferecer acesso a isso — conta Sioni Gonçalves, da agência Siga Turismo.
Conforme Sioni, a pandemia serviu para que a empresa que já oferecia tour pela Arena do Grêmio desde 2017 mapeasse os atrativos da cidade e criasse roteiros temáticos. Entre as opções, surgiram passeios pelo Centro Histórico, rota das microcervejarias do 4º Distrito, trilha ecoturística pelo Morro da Tapera, na Zona Sul, e percursos de barco pelo Guaíba com paradas na orla. Além do site da empresa, os roteiros passaram a ser oferecidos em balcões de hotéis, como os da rede Master, e por meio de parceiros, como a agência CVC e o site TripAdvisor.
A convicção é de que Porto Alegre pode se beneficiar, no presente e em um futuro próximo, do turismo de curta distância e duração. Opção que tende a ser mais popular no pós-pandemia do que a as viagens aéreas a destinos mais longínquos. Com novos atrativos — como o recém-inaugurado Cais Embarcadero e outros em obras no Guaíba — a expectativa é que a cidade ofereça atrativos diferentes do que a já muito popular serra gaúcha.
— Faz tempo que batalhamos para que o turista de passagem para Gramado e arredores ao menos estique um pouco a estada em Porto Alegre. Mas é difícil porque a distância é curta e o traslado do aeroporto é muito fácil. Então vale mais a pena a cidade apostar em atrativos próprios, como seus espaços públicos — aponta André Verdi Machado, gerente-geral do Deville Prime Porto Alegre.
O Deville Prime é um dos hotéis que, até o final de julho, oferece diárias promocionais de final de semana para casais em Porto Alegre, incluindo um jantar. O hotel também busca parceiros para vender passeios turísticos. Conforme Machado, sempre houve um fluxo intenso de pessoas do Interior que, de passagem pela Capital, aproveitam o comércio e os shoppings. Esse turista, já se percebia em 2019, passou a esticar a estada para conhecer os atrativos da Orla.
Carências
A incursão de Sioni pelas atrações com potencial turístico de Porto Alegre revelou também algumas fragilidades que poderiam fazer muita diferença para o setor. Felizmente, não são tão difíceis de resolver. A empresária listou os quatro mais gritantes: a falta de um espaço de promoção da cidade no aeroporto Salgado Filho, a ausência de uma opção de transporte integrando os hotéis da cidade com o aeroporto, a falta de promoção da cidade em veículos do interior do Estado — sobretudo as rádios — e uma bem inusitada.
– Você já viu uma cidade bacana para fazer turismo sem uma loja legal de souvenirs? Pois esta é Porto Alegre. Hoje, quem vem à cidade e quer levar uma lembrança, precisa comprar uma camisa do Grêmio ou do Inter — observa.
Fica a dica aos empreendedores. Se suas potencialidades vêm confirmando a máxima de que Porto Alegre é demais, falta fazer disso uma recordação para levar pra casa.