Cidade musical, que se atreve a dizer que inventou um gênero chamado rock gaúcho, que dança milongas e vanerões, que abre espaço para o sertanejo, o pagode e o samba, que recebe as rainhas do axé de braços abertos e encara o pop com a naturalidade de quem sempre soube que é cosmopolita, Porto Alegre completa 249 anos nesta sexta-feira (26).
No ano passado, ainda antes da chegada da pandemia que recolheu os porto-alegrenses aos lares, GZH convidou alguns dos músicos que fizeram da cidade musa inspiradora para que contassem o que há por trás de cada letra. E isso foi no local que serviu de cenário para cada canção.
Relembre essa reportagem especial, que foi publicada originalmente no dia 26 de março de 2020:
Anoiteceu em Porto Alegre (Engenheiros do Hawaii)
Quer saber no que Humberto Gessinger se inspirou para escrever Anoiteceu em Porto Alegre, nona faixa do disco O Papa é Pop, de 1990. O gremista conta que foi no vermelho, principalmente o do pôr do sol no Guaíba, por vezes escondido pelo Muro da Mauá. Para saber mais, leia a matéria completa e assista ao clipe feito especialmente para a data de hoje neste link.
Girassóis (Cidadão Quem)
Tem vezes que a gente só precisa deixar o sol bater na cara, tentando esquecer tudo o que faz mal. O alento é maior se fizermos o ritual estirados na grama do Parcão, como manda a letra de Girassóis, da banda Cidadão Quem, escrita há quase 20 anos por Duca Leindecker. Para saber mais, leia a matéria completa e assista ao clipe feito especialmente para a data de hoje neste link.
Amigo Punk (Graforréia Xilarmônica)
A imagem de um punk montado num cavalo entrando no Parque Farroupilha com a chinoca na garupa não passaria despercebida pelos motoristas da Osvaldo Aranha, por mais apressados que estivessem. Seria a concretização de uma profecia feita por quatro guris há mais de 30 anos e que virou o grande sucesso da Graforréia Xilarmônica. Para saber mais, leia a matéria completa e assista ao clipe feito especialmente para a data de hoje.
Pegando o ônibus (Musical JM)
O Musical JM é responsável por um hino do relacionamento a distância: "Pegando o ônibus", faixa muito mais conhecida como "Porto Alegre é longe", é o maior sucesso da banda de Parobé, lançado há 15 anos. Não é ambientada em um ponto exato da Capital, mas, se tivesse um final feliz, se daria na rodoviária. Para saber mais, leia a matéria completa e assista ao clipe feito especialmente para a data de hoje neste link.