Com um primeiro escalão formado por 29 estruturas, o prefeito Sebastião Melo ainda trabalha na montagem de sua equipe. Melo vem tentando conciliar indicações partidárias com escolhas técnicas.
Até agora, já foram anunciados os nomes dos 22 secretários, com hegemonia do MDB, sigla do novo prefeito, mas ainda falta divulgar a nova chefia de empresas como a Carris e a Procempa, além de órgãos como DMLU, Demhab e EPTC.
O MDB terá algumas das principais pastas, seja na influência política, com Cezar Schirmer (Planejamento) atuando junto ao prefeito, ou nas ações de maior visibilidade para a população, com Luiz Fernando Záchia (Mobilidade Urbana).
PTB e PP, partidos que apoiaram Melo no segundo turno, têm até agora o comando de dois órgãos cada um. Os trabalhistas irão fazer a articulação política com Cássio Trogildo (Governança Comunitária e Coordenação Política) e gerenciar uma das estatais mais rentáveis do município, com Alexandre Garcia à frente do Dmae.
Simbiose
O PP terá André Machado cuidando da Habitação e Mauro Sparta na Saúde. A escolha de Sparta, contudo, também obedeceu critérios técnicos. Médico e ex-diretor do Grupo Hospitalar Conceição, ele teve o nome chancelado pela comunidade médica após Melo pedir indicações sobre lideranças da área com capacidade de enfrentar a covid-19.
Essa mesma simbiose entre política e técnica norteou a ida do vice-prefeito Ricardo Gomes (DEM) para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Principal defensor do ideário liberal na nova equipe, Gomes irá acumular a chefia da pasta interinamente enquanto Melo procura um titular definitivo. Além de Gomes, o DEM tem Pablo Mendes Ribeiro no secretariado (Obras).
Os demais aliados - Republicanos, Cidadania, Solidariedade e PRTB - foram contemplados com uma pasta cada. Melo fez escolhas técnicas para as secretarias da Fazenda, da Educação e da Inovação e buscou nomes de sua cota pessoal para as áreas de comunicação e transparência. O titular da Cultura, Gunter Axt, foi indicado pelo núcleo cultural do MDB, mas não é vinculado ao partido, e o secretário de Enfrentamento à Covid, Renato Ramalho, é servidor de carreira da prefeitura.