Horas antes de tomar posse, nesta sexta-feira (1º), o prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou mais quatro nomes que irão compor o governo, entre eles os novos titulares da Cultura, da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento ao Coronavírus.
Caberá ao historiador Gunter Axt comandar a área cultural, e ao procurador do município Renato Ramalho conduzir as medidas relacionadas à pandemia. A PGM ficará a cargo do também procurador Roberto Silva da Rocha.
Pela internet, com a participação do vice, Ricardo Gomes, Melo apresentou ainda o secretário-adjunto da Cultura, Clóvis André da Silva.
Primeiro a ser chamado para a videoconferência, Ramalho foi definido pelo chefe como "pernambucano de nascimento e gaúcho de coração". Doutor em Direito pela USP, Ramalho disse que ajudará na construção dos decretos municipais e na interlocução com a sociedade. Prometeu três prioridades na condução do enfrentamento à covid-19.
– Três grandes valores vão conduzir a nossa atuação frente à secretaria: equilíbrio, diálogo e transparência – sintetizou o procurador.
Em resposta, Melo disse esperar que a missão de Ramalho "seja curta", porque "há de chegar a vacina e a gente deve ter um novo mundo a partir da vacinação". O sucessor de Nelson Marchezan afirmou ainda que irá publicar nos próximos dias novo decreto relacionado à epidemia, já que o atual expira na próxima segunda-feira.
Em seguida, o novo inquilino do Paço Municipal explicou os motivos da escolha de Roberto Silva da Rocha como novo comandante da PGM. Conforme o prefeito eleito, Rocha foi chamado por ter "a visão de uma cidade que tem de funcionar":
– Aprendi desde cedo, nos bancos acadêmicos, que o Direito é para resolver problemas e não para criar problemas. Roberto, você vem com esse espírito, de resolver problemas e de fazer de Porto Alegre uma cidade em que o empreendedor veja o gestor como amigo dele.
Procurador de carreira do município, Rocha disse estar satisfeito por poder dar continuidade ao trabalho da PGM.
– A procuradoria será um braço sempre à disposição para dar resposta segura e adequada às necessidades do governo e da população de Porto Alegre, para que possamos avançar nas questões da cidade – destacou o novo procurador-geral.
Antes de prosseguir nos anúncios, Melo convocou Rocha a "encontrar uma solução para o Mercado Público para anteontem":
– Um arranjo jurídico (terá de ser feito). Vou chamar uma reunião para essa semana. Queremos um Mercado bonito e alegre em seguida.
Por fim, o mandatário confirmou a indicação de Gunter Axt para Cultura, como já havia adiantado GZH. Formado em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Axt mora em Florianópolis (SC) e terá de se mudar para a capital gaúcha. Ele já atuou como curador do Fronteiras do Pensamento e é pesquisador associado do Núcleo de Estudos Diversitas, da Universidade de São Paulo (USP).
– Para nós, a cultura é a alma da cidade. É economia criativa, é inclusão social e cultural e precisa de muitas parcerias. Então, o senhor, que é um historiador reconhecido internacionalmente, penso que tem um largo caminho para fazer a nossa cidade voltar a sorrir – reforçou Melo.
Na sequência, o prefeito deu a primeira tarefa a Axt: preparar a programação para os 250 anos de Porto Alegre, que serão celebrados em 2022. A ocasião é vista como uma chance de "levantar a alma da cidade".
– Porto Alegre está vivendo uma oportunidade histórica de colocar a bola no centro, de investir em um projeto que seja liberal-social, que tenha essa cara, essa convicção, de uma radicalidade democrática, um compromisso humanista e iluminista. É uma oportunidade histórica de construir algo bacana para a cidade – declarou Axt.
O historiador revelou a intenção de criar um grupo de notáveis para aconselhar a sua gestão. Citou nomes como Antônio Hohlfeldt, José e Isabela Fogaça, Paulo Amaral, Roque Jacoby e Sergius Gonzaga. Axt enfatizou, por fim, a importância do diálogo e a necessidade de buscar criatividade para ampliar a capacidade de investimento da pasta.
Mesmo com esses novos anúncios, ao tomar possa do cargo, nesta sexta-feira, às 15h, Melo não terá a equipe completa ao seu lado. Falta definir titulares de órgãos como Procempa e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).