A primeira agenda externa de Sebastião Melo (MDB) como prefeito de Porto Alegre está prevista para ocorrer às 15h deste sábado (2), um dia após a posse, no bairro Mario Quintana, na zona norte. A localidade é conhecida por ter um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) da capital gaúcha.
A ideia é que Melo possa ir ao encontro da população, onde esteve durante a campanha eleitoral, para ouvir demandas. Um dos objetivos também é levar entregas de melhorias pontuais aos moradores da região.
O futuro secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, foi um dos destacados pelo prefeito eleito para organizar a prestação de serviços, que deverá reunir a limpeza de focos de lixo e de um arroio que cruza a região e costuma transbordar em ocasiões de chuva forte. Bocas de lobo também deverão receber trabalho de recolhimento de detritos, e árvores serão podadas. As ações irão envolver a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE).
A construção de um novo pontilhão, ponte de madeira para a travessia do arroio, também deverá começar a ser projetada pelas secretarias de Obras (Smov) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams).
– O Melo nos pediu trabalho transversal entre as secretarias e departamentos. Nem todas as ações poderão ser concluídas no sábado, mas o Melo vai priorizar os serviços na Mario Quintana com a colocação de um prazo – explicou Garcia.
Também no sábado, mas pela manhã, às 10h, Melo irá comandar a primeira reunião do secretariado após a posse, no Paço Municipal.