Com o objetivo de evitar contaminação pelo coronavírus, a Associação Sulbrasileira de Cemitérios e Crematórios (Asbrace) definiu que não serão realizados eventos de grande porte para que não ocorram aglomerações em Porto Alegre durante as celebrações de Finados, na próxima segunda-feira (2). Missas campais e lançamento de pétalas, por exemplo, estão descartados. A fiscalização da prefeitura será reforçada.
Alguns cemitérios irão realizar pequenas missas, apenas com a capacidade permitida conforme normas para garantir o distanciamento social, e outros locais irão fazer transmissões dos eventos pela internet. Os cemitérios vão estar abertos, ente 8h e 18h e com pequenas variações entre um e outro local, mas com todos os protocolos sanitários definidos nos decretos municipais.
Serão exigidos o uso de máscaras, bem como áreas demarcadas e com álcool gel disponível. Pedidos de pagamentos e outros assuntos devem ser realizados antes ou depois do dia 2 de novembro para evitar acúmulo de pessoas nos setor administrativo.
Houve a contratação de pessoal extra para orientação de visitantes e, como vai ser um feriado longo, já ocorrerão atendimentos e precauções contra o coronavírus desde sábado (31).
Fiscalização
A fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fará ações de controle de floristas nas proximidades dos principais cemitérios da cidade. A Asbrace também solicitou a presença da EPTC e da Brigada Militar para garantir a segurança e o controle do trânsito. A EPTC já informou que vai estar com agentes em frente aos locais e a Guarda Municipal vai aumentar o patrulhamento.
O Executivo também ressalta que os pronto-atendimentos e demais unidades de saúde permanecerão abertos 24 horas, inclusive no feriado de sexta-feira (30), Dia do Servidor Público. Somente na segunda-feira, no feriado de Finados, as demais unidades de saúde estarão fechadas. O serviço de pronto-atendimento permanece aberto.
Sobre o transporte coletivo, a prefeitura de Porto Alegre informou que está elaborando um cronograma.