A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (26) que Cerro Branco, na Região Central, registrou seu primeiro caso de covid-19. Com isso, dos 497 municípios gaúchos, apenas Garruchos, no Noroeste, segue livre da doença.
Nesta segunda, o Rio Grande do Sul registrou 34 mortes por coronavírus. Com isso, desde o início da pandemia, foram confirmados 5.615 óbitos em decorrência da doença.
Até então, Cerro Branco e Garruchos eram os únicos municípios sem paciente contaminados pelo coronavírus. Na semana passada, a secretaria chegou a informar um caso em Garruchos, mas corrigiu dias depois o registro porque a pessoa morava na verdade em Santa Maria.
Já em Garruchos, próximo a São Borja, os 2,9 mil habitantes vivem sob regras mais rígidas. Os bares seguem fechados e, para os fiéis, só é possível assistir à missa de dentro do carro.
A cidade faz fronteira com a Argentina e tem ligação hidroviária com o país vizinhos. Tradicionais na localidade, acampamentos de pescadores estão proibidos. A densidade populacional é de somente quatro habitantes por quilômetro quadrado.