A prefeitura de Rio Grande publicou um decreto definindo regras para a visita aos cemitérios no Dia de Finados, na próxima segunda-feira (2). Entre as medidas adotadas em razão da pandemia do coronavírus, o município determinou que as cerimônias, mesmo em espaços abertos, devem respeitar ocupação de 50% da capacidade.
O texto publicado nesta segunda-feira (26) estabelece também a proibição de celebrações coletivas. Além disso, a administração dos quatro cemitérios da cidade deverá sinalizar o fluxo de entrada e saída para evitar aglomeração. A manutenção nos túmulos pode ser feita apenas até quarta-feira (28), e nos dias 1º e 2 está proibida a realização de reformas e pinturas.
Em Pelotas, também no sul do Estado, será obrigatória a utilização de máscaras nos cemitérios e o distanciamento social. A prefeitura está regulamentando a comercialização de flores. Será permitida a presença apenas de vendedores autorizados — serão 13 espaços disponíveis.
As duas cidades estão na bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado. Pelotas registrou 5.272 casos de covid-19 e contabiliza 151 mortes. Rio Grande teve 4556 casos e registrou 132 mortes.