O primeiro dia da retomada em Porto Alegre da celebração de missas e cultos contou com a participação de poucos fiéis nesta terça-feira (11). No entanto, aqueles que decidiram ir presencialmente até as igrejas respeitaram as regras de higiene e distanciamento.
Na Paróquia São Pedro, no bairro Floresta, foram seguidos os mesmos protocolos estabelecidos ainda na primeira liberação pela prefeitura em junho. Além do isolamento dos bancos e separação das cadeiras, diferentes momentos da missa seguem modificados para evitar o contato entre as pessoas. Durante a distribuição da hóstia, por exemplo, os fiéis fazem uma fila com distanciamento e higienizam as mãos com álcool gel. Para fazer a entrega da hóstia, uma pinça é utilizada.
O padre Luciano Massullo afirma que, desta vez, o retorno está sendo mais fácil para todos, pois as regras já são conhecidas de todos. Ele ressalta, no entanto, que as transmissões virtuais das missas terão continuidade.
— Estamos pedindo que os fiéis, principalmente do grupo de risco, sigam acompanhando as missas de casa. No entanto, entendemos que muitos têm necessidade de ter um contato mais humano — ressalta o padre Massullo.
Na Igreja Pentecostal Deus é Santo, localizada na área central, a procura dos fiéis também foi pequena. De acordo com o pastor Edinei Saavedra, foram realizadas duas celebrações que não atingiram o limite de 30 pessoas. A expectativa é que no final de semana, mais pessoas busquem a participação presencial. A promotora de vendas Vania Monteiro, de 36 anos, estava sozinha fazendo suas orações no local. Para ela, a possibilidade de voltar para a igreja foi celebrada.
— Fiquei muito contente que ocorreu a liberação. Segui realizando as minhas orações acompanhando pela rádio, mas, não é a mesma coisa. Estar na igreja presencialmente é outra atmosfera, a diferença é incomparável - avaliou Vania.
O decreto publicado pela prefeitura da capital determina um limite máximo de 30 pessoas concomitantes, lotação de até 50% da capacidade máxima de ocupação prevista no alvará de proteção e prevenção contra incêndio e o distanciamento mínimo de dois metros entre os participantes.