A menos de 24 horas da reabertura amparada pelo último decreto municipal, o comércio de Porto Alegre ajusta, nesta terça-feira (11), os últimos detalhes para receber clientes. A partir das 10h desta quarta-feira (12), os estabelecimentos poderão abrir as portas, desde que sigam uma série de medidas, como regras de higienização, restrição de capacidade e distanciamento.
Como o setor abriu em parte do último final de semana do Dia dos Pais e já vinha trabalhando com a expectativa de retomada, o grosso da preparação já foi realizado, segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas), Paulo Kruse.
— Atrás de uma loja, tem muita estrutura para que se possa trabalhar. E isso já está sendo efetuado no dia de hoje para a abertura das lojas amanhã no horário proposto — destacou o dirigente.
Kruse destaca que as conversas com a prefeitura e o governo do Estado para tentar ampliar os dias de funcionamento do comércio seguem e que espera um desfecho positivo nesse sentido. Em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta terça-feira, o secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus em Porto Alegre, Bruno Miragem, informou o desejo da prefeitura autorizar o funcionamento em cinco dias úteis (de segunda a sexta). Em relação à estimativa de resultados com a retomada, Kruse afirma que o processo servirá para garantir a sobrevivência dos negócios.
— O objetivo do comércio neste momento é conseguir sobreviver até o final do ano, conseguir trabalhar para que, no próximo ano, comece a pensar novamente em resultados. Este ano é um ano perdido, onde a única perspectiva que existe é de sobrevivência — pontuou.
No centro de Porto Alegre, um dos estabelecimentos que alinhava os últimos pontos para a reabertura era a unidade da Aldo Magazine na Rua José Montaury. O diretor comercial da empresa, Bruno de Araújo, também destaca que a companhia já estava preparada para a retomada, com base nos protocolos e que os trabalhos desta terça-feira são mais de ajuste fino antes da reabertura.
Na unidade, alguns funcionários trabalhavam na reposição de produtos em araras e na colocação de placas de promoção e de aviso sobre álcool em gel.
Com base no novo decreto de Porto Alegre, que entrou em vigor nesta terça, estabelecimentos de rua, de shoppings e centros comerciais não essenciais podem funcionar de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, desde observadas as regras de segurança contra a transmissão do coronavírus.