A semana começou com movimento praticamente nulo em parques e praças de Porto Alegre nesta segunda-feira (6). Com isolamento iniciado no sábado (4), a orla do Guaíba e os parques Chico Mendes, Germânia, Gabriel Knijnik e Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) já tinham algum efeito na circulação de pessoas na manhã desta segunda.
Próximo das faixas que isolam o acesso à área da Usina do Gasômetro, nenhuma pessoa foi vista por volta das 6h30min. Cavaletes foram instalados nos pontos de parada de veículos da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em toda extensão do trecho revitalizado da Orla.
O mesmo ocorreu na Praça Brigadeiro Sampaio e na Praça do Aeromóvel, ambas às margens da Avenida Mauá.
Na Zona Norte, não foram vistos quaisquer alertas das autoridades no Parque Chico Mendes. A entrada pela Rua Irmão Ildefonso Luiz permanecia livre nesta segunda-feira. Mesmo com o tempo nublado e temperatura de 12°C, foram vistos alguns usuários da área pública no espaço arborizado do bairro jardim Leopoldina, mas sem aglomerações. Todos estavam com o rosto descoberto.
O entorno da Praça México registrou movimento intenso apenas de trabalhadores que recolhiam materiais reciclados do piso e das lixeiras, e nas paradas de ônibus. Não há proibição do uso da área verde.
No bairro Farroupilha, um casal foi visto correndo na Redenção por volta das 6h45min, em pontos distintos. Ambos utilizavam máscaras cobrindo o rosto. A utilização da área não é proibida, mas é recomendado evitar o uso do local sem necessidade.
O estacionamento ao lado do espelho d’água da Redenção estava interditado por cavaletes da EPTC. Também foram isolados os estacionamentos do Parque Marinha do Brasil, Largo Glênio Peres e Largo Zumbi dos Palmares.
Decreto
A prefeitura de Porto Alegre publicou no começo da madrugada desta segunda-feira o decreto que aumenta as restrições à circulação de pessoas na cidade, como forma de reduzir o contágio por coronavírus, incluindo fechamento temporário de parques, diminuição dos espaços para estacionamento e novas limitações ao funcionamento do comércio. As novas normas vão entrar em vigor somente a partir de terça-feira (7).
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o prefeito Nelson Marchezan explicou a escolha de fechar determinados parques, excluindo outros, como Parcão e Redenção.
— Escolhemos fechar os locais com mais operacionalidade para isolamento. (Parcão e Redenção) Têm muitos hectares, demandaria uma estrutura muito grande da Guarda Municipal, que pode ser usada em outras fiscalização. Pedimos compreensão das pessoas para que não usem esses locais.