A manhã deste sábado (4), a primeira com bloqueio da orla do Guaíba em Porto Alegre, foi de movimento baixo e orientação por parte dos guardas municipais. Algumas pessoas, pegas de surpresa, tiveram de sair do local.
Antes mesmo das 6h, uma neblina forte atingia a região nas proximidades da Usina do Gasômetro, onde uma viatura da Guarda Municipal estava posicionada. Mesmo com a temperatura de 5ºC, os agentes retiraram quatro pessoas que se exercitavam na orla. A reportagem de GauchaZH ainda flagrou três mulheres correndo pela região, que também foram orientadas a se retirar do local. Não houve aplicação de multa.
Um pouco mais tarde, já com o sol brilhando, outra viatura da Guarda Municipal foi posicionada mais adiante. Aumentou o número de pessoas que buscavam a orla para se exercitar. Uma delas, Kenny Matthews, natural de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ele foi abordado pelo guarda enquanto corria.
— Eu não sabia do bloqueio. Tem que cumprir — disse.
O casal Jonas Fernandes, 28 anos, e Monique Salvador, 27 anos, veio de Cachoeirinha. Ele trabalha no Centro e ia aproveitar para andar de skate na orla. Eles afirmaram que estão cumprindo o isolamento, só saindo para se exercitar.
— Não sabia que estava fechada. A gente sempre vem aqui fazer um exercício. Acho que avisaram muito em cima — disse Jonas.
Não houve registro de algum tipo de tumulto ou resistência por parte das pessoas. Segundo os guardas municipais, a expectativa é de que o movimento aumente no período da tarde.
Além da orla, outros quatro locais que são cercados também estão fechados: os parques Germânia, Harmonia, Chico Mendes e Gabriel Knijnik. Do lado de fora do Germânia, algumas pessoas caminhavam ou corriam nesta manhã.
A Guarda Municipal está com reforço no efetivo neste final de semana. São 30 agentes monitorando a Orla e também parques que não podem ser fechados. O comandante Marcelo Nascimento relata que a multa só será aplicada em caso de desobediência.
— Nossa prioridade é orientar a população. Contamos com consciência de todos — disse.