A estratégia de distanciamento social no combate ao coronavírus passa por um teste de fogo neste sábado (18) em Porto Alegre. Após dois finais de semana de frio, tempo instável e chuva, o sol apareceu na Capital, tornando mais convidativa a saída para a rua.
O começo do primeiro final de semana sol desde o início do mês de julho teve movimento baixo em parques de Porto Alegre e na região da orla do Guaíba — desde 3 de julho, a orla e os parques Germânia, Harmonia, Chico Mendes e Gabriel Knijnik estão fechados por conta do decreto para tentar frear o avanço da doença.
A Guarda Municipal, inclusive, devido à mudança do tempo, aumentou o efetivo. Conforme o comandante Marcelo Nascimento, os agentes vão cuidar principalmente dos parques abertos:
— Quarenta agentes foram destacados para esse trabalho no final de semana. Queremos prevenir aglomerações nos parques que estão abertos.
Na região da orla do Guaíba, que está interditada, a reportagem de GaúchaZH flagrou algumas pessoas caminhando na praça em frente, mas sem aglomeração. Havia viaturas daEmpresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Guarda Municipal e Brigada Militar.
No Parque Maurício Sirotsky Sobrinho — que também está fechado —, na Redenção e no Marinha do Brasil o movimento também foi baixo. Algumas pessoas, de máscara, faziam exercício e passeavam com cachorros, mas distantes umas das outras.
Nas feiras do Bom Fim e do Largo Zumbi dos Palmares, o movimento foi intenso durante a manhã, mas também sem grandes aglomerações. Feirantes relataram que o movimento foi maior em comparação ao final de semana passado, mas menor que o habitual.
Placas e avisos sonoros informavam sobre os cuidados. Além disso, bombonas com água e sabão e álcool gel são disponibilizados. Ainda foram improvisadas divisórias para a organização das filas.