A taxa de isolamento social de Porto Alegre despencou nesta sexta-feira (17): 39,5%. Com oito pontos percentuais a menos do que havia sido registrado no dia anterior, a cidade se distanciou ainda mais da meta do governo municipal para reduzir a disseminação do novo coronavírus, de 55% das pessoas em casa.
Foi a pior marca desde que passaram a vigorar todas as novas restrições decretadas pelo prefeito Nelson Marchezan — finalizadas no dia 9, com bloqueio do vale-transporte de trabalhadores de serviços não essenciais. Desde então, a cidade só conseguiu alcançar a meta aos domingos.
A possibilidade de fazer lockdown é avaliada pela prefeitura de Porto Alegre. Na manhã desta sexta-feira, a ocupação de leitos na Capital ultrapassou o índice considerado intermediário no plano de contenção da pandemia, e o prefeito Nelson Marchezan afirmou:
— Infelizmente, só o que nos resta é buscar que cada um faça um esforço individual para que a gente diminua a circulação e a demanda por leitos ou que a gente adote, com a colaboração de todos, durante a semana que vem, se o nosso isolamento não prosperar, um lockdown — afirmou.
O Índice de Isolamento Social da empresa Inloco usa tecnologia de geolocalização. As estatísticas levantadas pela ferramenta representam a movimentação de cerca de 540 mil usuários de celular de Porto Alegre em todas as regiões da cidade. Existe uma tolerância de 450 metros — as pessoas podem até se movimentar, mas em um raio muito curto.
O medidor sempre mostra dados das últimas 24 horas.