Há 248 anos, Porto Alegre foi fundada às margens do Guaíba. E por mais que os dias atuais não sejam convidativos a uma celebração como a Capital merece, GaúchaZH procurou meios para homenagear essa cidade que nos dá tanto todos os dias.
Confira, a seguir, os conteúdos especiais que já publicamos, e saiba como você também pode fazer parte e nos ajudar a contar um pedaço da história de POA.
Para mostrar a beleza a partir de dentro
Como é a vista de Porto Alegre a partir da sua janela?
Em tempos de #fiqueemcasa, resolvemos homenagear a Capital com fotos que mostram a cidade por ângulos bem intimistas. Quer participar? É só postar no Instagram fotos a partir da janela da sua residência, usando a hashtag #POAdaMinhaJanela e marcando @gauchazh.
Para quebrar o silêncio das ruas
Músicos voltam ao cenário de canções que citam a Capital
Antes de a pandemia de coronavírus impor isolamento social, Humberto Gessinger, Duca Leindecker, Frank Jorge, Carlo Pianta e Cleiton Borges foram conosco a pontos da cidade para regravar sucessos com exclusividade. Tem videoclipe, tem papo, tem violão. Dá uma olhada!
Para sonhar com o dream team porto-alegrense
A seleção dos melhores jogadores de futebol nascidos em Porto Alegre
GaúchaZH elegeu aqueles que seriam os principais nomes desse esporte e que são naturais da capital gaúcha. Tem até um goleiro que nunca jogou na Dupla Gre-Nal, acredita? Você pode comentar e deixar a sua própria lista.
Para não esfriar a rivalidade
A história do único Gre-Nal disputado no aniversário de POA
No bicentenário de Porto Alegre, um aniversário especial dentro de campo. Os dois principais times do Estado se enfrentaram em um amistoso, mas que valia troféu. E a decisão de quem levaria a taça acabou nos pênaltis. Lembra onde foi e quem ganhou? O Marcos Bertoncello te conta aqui.
Para se ver pelo olhar estrangeiro
Imigrantes contam por que escolheram Porto Alegre para morar
O que uma japonesa, um italiano, uma angolana e um haitiano têm em comum? Todos vieram para a cidade, em época diferentes, para reconstruir a vida. Neste especial, eles relembram das dificuldades da chegada, falam da adaptação e do amor que construíram pela Capital.
Para relembrar cantinhos históricos
Loja de brinquedos, pizzarias, bares lendários: lugares inesquecíveis da Capital
GaúchaZH montou o “mapa dos afetos” de Porto Alegre, agrupando matérias que já publicamos sobre locais que fizeram a cabeça de quem por eles passou nas últimas décadas. Que lugares de hoje será que farão parte desta lista no futuro? Clique aqui e confira o mapa.