Porto Alegre completa 248 anos nesta quinta-feira (26) quase em silêncio. A pandemia de coronavírus que assola o mundo também recolheu os porto-alegrenses aos lares e calou as ruas da cidade. Mas você pode celebrar a data enchendo sua casa de música.
Ainda antes de a doença estourar no país, GaúchaZH convidou alguns dos músicos que fizeram da cidade musa inspiradora para que contassem o que há por trás de cada letra. E isso foi no local que serviu de cenário para cada canção.
Aumente o volume, deixe-se levar pelo embalo e, se possível, mate um pouco da saudade desses cantinhos da capital dos gaúchos. Ao menos por enquanto, sem sair de casa.
Anoiteceu em Porto Alegre (Engenheiros do Hawaii)
Quer saber no que Humberto Gessinger se inspirou para escrever Anoiteceu em Porto Alegre, nona faixa do disco O Papa é Pop, de 1990. O gremista conta que foi no vermelho, principalmente o do pôr do sol no Guaíba, por vezes escondido pelo Muro da Mauá. Para saber mais, leia a matéria completa e assista ao clipe feito especialmente para a data de hoje neste link.
Girassóis (Cidadão Quem)
Tem vezes que a gente só precisa deixar o sol bater na cara, tentando esquecer tudo o que faz mal. O alento é maior se fizermos o ritual estirados na grama do Parcão, como manda a letra de Girassóis, da banda Cidadão Quem, escrita há quase 20 anos por Duca Leindecker. Para saber mais, leia a matéria completa e assista ao clipe feito especialmente para a data de hoje neste link.
Amigo Punk (Graforréia Xilarmônica)
A imagem de um punk montado num cavalo entrando no Parque Farroupilha com a chinoca na garupa não passaria despercebida pelos motoristas da Osvaldo Aranha, por mais apressados que estivessem. Seria a concretização de uma profecia feita por quatro guris há mais de 30 anos e que virou o grande sucesso da Graforréia Xilarmônica. Para saber mais, leia a matéria completa e assista ao clipe feito especialmente para a data de hoje.
Pegando o ônibus (Musical JM)
O Musical JM é responsável por um hino do relacionamento a distância: "Pegando o ônibus", faixa muito mais conhecida como "Porto Alegre é longe", é o maior sucesso da banda de Parobé, lançado há 15 anos. Não é ambientada em um ponto exato da Capital, mas, se tivesse um final feliz, se daria na rodoviária. Para saber mais, leia a matéria completa e assista ao clipe feito especialmente para a data de hoje neste link.