São 110 anos de rivalidade, mais de 400 jogos disputados e foi apenas uma vez em que o Gre-Nal foi realizado no aniversário de Porto Alegre. No dia em que a capital gaúcha completa 248 anos, a coluna faz questão de relembrar este duelo entre Inter e Grêmio.
O então Gre-Nal de número 204 ocorreu no dia 26 de março de 1972, justamente quando Porto Alegre completava 200 anos de fundação. Como forma de comemorar o fato, Inter e Grêmio disputaram um clássico amistoso no Beira-Rio valendo um troféu. De um lado, o Colorado, de Figueroa, Valdomiro e Bráulio; do outro, o Tricolor, de Ancheta, Flecha e Loivo.
O clássico terminou empatado em 0 a 0, e nem uma prorrogação de 30 minutos fez o placar se alterar. Como valia título, e aí está um fato histórico, o Gre-Nal seria decidido nos pênaltis pela primeira vez na história. O Inter acertou todos, com Tovar, Volmir, Sérgio Galocha, Figueroa e Valdomiro. O Grêmio converteu por meio de Flecha, Ancheta, Loivo e Ivo Wortmann. No entanto, Gaspar parou na defesa do goleiro Schaneider.
Ficha do jogo Inter (5)0x0(4) Grêmio
- Data: 26 de março de 1972
- Local: Beira-Rio.
Inter: Schneider; Edson Madureira (Sadi), Figueroa, Bibiano Pontes e Edson Scott; Tovar e Paulo César; Valdomiro, Bráulio (Sérgio Galocha), Claudiomiro e Volmir. Técnico: Dino Sani.
Grêmio: Jair; Renato Cogo; Ancheta, Beto Bacamarte e Everaldo; Paíca (Ivo Wortmann) e Gaspar; Flecha, Caio (Bira Lopes), Mazinho e Loivo. Técnico: Otto Glória.