Um incêndio destruiu parte da vegetação do Parque Marinha do Brasil, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (9). O fogo se iniciou por volta das 11h e atingiu parte do terreno nas proximidades da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, um pouco antes do Estádio Beira-Rio.
O fogo foi controlado em cerca de dez minutos e, de acordo com os bombeiros, dois hectares (o equivalente a dois campos de futebol) foram queimados. Ninguém ficou ferido. Uma cobra d'água não peçonhenta foi encontrada morta.
O capataz do parque, Alberi Oliveira, ajudou no combate ao fogo e relata nunca ter visto algo parecido no local.
– Quando eu vi já tinha muita coisa queimada. Acredito que uma garrafa de vidro ou uma bituca de cigarro tenha iniciado as chamas – conta homem que há dois anos trabalha no parque e há 35 é funcionário da prefeitura.
Os bombeiros só conseguiram usar água em um pedaço da vegetação próximo à Edvaldo Pereira Paiva. O restante das chamas teve que ser controlado com galhos de árvores, em uma espécie de “abafamento”.
Em nota, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) informou que o local atingido é onde ficava o antigo parque de diversões do Marinha do Brasil. Ainda não se sabe o que motivou o início do fogo, porém, por conta do forte calor e seca, as chamas se espalharam.
* Colaborou Amanda Caselli