O ano deve começar com mais limpeza na orla do Guaíba, em Porto Alegre. Essa é a expectativa da coordenação do Réveillon 2020 - PoA pra Frente, que pretende receber mais de 100 mil pessoas para uma noite repleta de atrações musicais e show pirotécnico. A montagem da estrutura para receber artistas e público começou neste sábado (28), mas as reuniões entre as secretarias municipais envolvidas no evento já ocorrem há pelo menos seis meses, com objetivo de garantir segurança e organização.
A preparação do palco, que fica ao lado da Usina do Gasômetro, já está praticamente pronta — apenas iluminação e som ficaram para segunda-feira (30). Na terça-feira (31), às 7h, o trânsito da Avenida Mauá será totalmente bloqueado a partir da Rua General Bento Martins, permitindo que seja concluída a colocação de banheiros químicos e lixeiras.
O cuidado com a limpeza será reforçado. Haverá 50 tonéis de lixo espalhados na extensão do evento, o dobro do disponibilizado no ano passado. Além disso, pela primeira vez, 30 contêineres da coleta automatizada serão instalados no canteiro central da avenida Presidente João Goulart.
— No ano passado, saímos da festa muito felizes com o resultado. No outro dia, a imprensa deu um destaque enorme ao lixo deixado no local. Mas a quantidade de resíduo deixada já estava prevista, e conseguimos entregar a Orla limpa até o meio-dia do 1º de janeiro, que é o mesmo prazo previsto para este ano. Não fazemos a limpeza durante ao evento porque as pessoas não gostam de ser tiradas do lugar pelos varredores e equipe. Mas vamos minimizar esse impacto com uma campanha ao longo da noite — afirma Luciano Alabarse, coordenador do evento.
Anúncios em vídeo serão exibidos nos telões, pedindo que garrafas, latas e outros resíduos sejam descartados de modo responsável. A partir das 6h30min de 1º de janeiro pelo menos 40 garis — 10 a mais que em 2019 — realizarão a limpeza do local.
Segurança
A segurança será realizada por uma operação integrada entre Guarda Municipal, 9° Batalhão de Polícia Militar, Comando de Policiamento da Capital, Corpo de Bombeiros e Cavalaria. Além disso, haverá segurança privada em torno do palco. Segundo a Secretaria de Segurança, mais de 500 servidores do município e do Estado estarão envolvidos na operação, mas os números de efetivo não são detalhados por questões estratégicas.
A Guarda Municipal contará com uma base móvel para auxiliar no monitoramento e encaminhar crianças perdidas. A coordenação orienta que os responsáveis levem as crianças ao evento portando identificação e algum contato telefônico, além de combinar um ponto de encontro caso se perca.
— É comum que, em eventos como esse, uma criança ou outra se desgarre dos pais ou responsáveis, então é preciso atender esses casos com rapidez. Costumamos anunciar esses casos no palco principal, e há um posto ao lado do palco para facilitar os encontros — orienta Alabarse.
Os organizadores também contam com a colaboração dos público para manter o espaço seguro.
— No ano passado, reunimos mais de 100 mil pessoas, e não houve nenhum acidente grave registrado. É uma festa muito familiar. As pessoas cuidam umas das outras e se protegem. Com isso, não há clima para alguém chegar e causar algum problema. Além disso, o diálogo da organização com as forças de segurança é grande — diz Alabarse.
Festa
O Réveillon na Orla começa às 18h, com apresentação dos vencedores do Festival de Música de Porto Alegre, seguida de shows de Imperadores do Samba, Cesar Oliveira e Rogério Melo, Luiza Barbosa e Casa Ramil. O show pirotécnico será acompanhado por discotecagem da DJ Letícia Sartoretto. Serão 10 minutos de fogos com redução de ruído, sem estampido, dispostos em uma balsa a 360 metros da margem do Guaíba.
— Voltamos a valorizar atrações locais. Todos são artistas de grande qualidade, o que engrandece a festa e reforça a auto-estima do público da cidade — avalia Alabarse.
Dicas para curtir o Réveillon na Orla
Pode
-Levar cadeiras de praia, cangas e esteiras
-Levar ceias prontas e lanches
-Levar bebidas e coolers
Deve
-Manter-se hidratado e bem alimentado
-Se chegar cedo, ainda com sol, aplicar protetor solar
-Crianças devem carregar uma identificação e contato de um responsável - caso alguma criança se perca, basta procurar a segurança do evento que irá auxiliar na localização
-Marcar um ponto de encontro, caso alguém se perca
-Levar saco/sacola para coletar o lixo para ser carregado ao sair
-Separar alumínios e vidros para serem dispostos nas áreas de reciclagem
Não pode
- Uso de qualquer tipo de fogo de artifício
- Armas de qualquer espécie
- Churrasqueiras, espetos, produzir fogo no local ou uso de fogões portáteis
- Uso de drogas ilícitas
- Deixar lixo no chão, garrafas e latas
- Venda de bebidas ou alimentos sem licenciamento
- Entrar no rio, pois as águas são profundas e há risco de afogamento