De acordo com o Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COA), a capital gaúcha tem 278 espécies de aves catalogadas. Por se tratar de uma cidade arborizada, ficar entre dois biomas (o pampa e a mata atlântica) e apresentar regiões urbanas e rurais muito próximas, permite tanto a observação de aves migratórias e delicadas quanto as mais generalistas, que prosperam no ambiente urbano. De acordo com o COA, um observador dedicado pode visualizar até 150 espécies em um ano só em Porto Alegre. Conheça cinco lugares bacanas para começar sua coleção.
Jardim Botânico de Porto Alegre
Área de 39 hectares para atividades de pesquisa, conservação e educação ambiental, é a primeira grande pedida para um observador iniciante. No eBird, 117 espécies já passaram por lá. Fica no meio da cidade, é seguro e tem trilhas. Fica na Avenida Cristiano Fischer, 2.400 e abre de terça a domingo, das 8h às 17h. Ingresso a R$ 6 (inteira).
Reserva Biológica do Lami
Reserva de 180 hectares, apresenta uma zona de transição entre a mata atlântica e dos campos sulinos, o que propicia a observação de muitas espécies. Fica na Estrada Edgar Pires de Castro, no extremo sul da cidade, e é um contato com a Porto Alegre rural, bucólica, distante cerca de 50 minutos do Centro. Deve-se agendar visitas pelo (51) 3263-1079.
Parque Natural Municipal Morro do Osso
Criado em 1994, o espaço na zona sul oferece uma das mais belas vistas da cidade e tem duas trilhas para visitantes: uma de mata mais fechada, para trabalho de conscientização ambiental com grupos fechados, e outra aberta e aplainada, acessível ao público em geral. Vale para observar gaviões. Fica na Rua Irmã Jacomina Veronese, 170.
Parque Natural Municipal Saint´Hilaire
Localizado entre os municípios de Porto Alegre e Viamão, tem um viveiro onde são produzidas mudas de todas as árvores plantadas pela prefeitura. Embora as árvores sejam as estrelas principais, observadores de aves encontrarão espécies como carcarás e pica-paus. Fica no prolongamento da Avenida Bento Gonçalves.
Parque Municipal Mascarenhas de Moraes
É parque aberto e plano no Humaitá, usado com frequência para prática de esportes. A grande atração é o ter, em meio a um banhado no miolo do parque, um dos maiores ninhais de aves do RS, tomado de garças entre outras espécies. Requer cuidados com segurança em horários menos movimentados. Fica na Rua Aloísio Filho, 570.
Mais informações: www.coapoa.org