Voltado para a área urbana e de negócios, o turismo cultural de Porto Alegre muitas vezes é deixado de lado pelos próprios porto-alegrenses. Pensando em fomentar mudança e articular alunos, semestralmente a professora Fernanda Costa Silva, do curso de Turismo no Centro Universitário Metodista IPA, lança um desafio aos estudantes: valorizar para moradores e turistas alguns pontos da cidade.
A cada semestre, propostas de interação com a população da cidade são apresentadas e colocadas em prática. A intervenção proposta pela última turma do curso de bacharelado foi inaugurada hoje, em 10 pontos da rota de pedestres, circuito cultural no Centro Histórico da Capital.
A intervenção temporária distribuiu flores e frases de pensadores gaúchos que marcam o local escolhido. Perto da Casa de Cultura de Porto Alegre, por exemplo, uma frase de Mário Quintana faz quem passa por ali refletir. As mudas de flores podem ser levadas, e a ideia é que quem se sinta tocado de alguma forma, também faça alguma intervenção pela cidade.
No último semestre, a iniciativa distribuiu livros que podiam ser levados para casa em diversos pontos da cidade. A professora Fernanda explica que um dos objetivos da disciplina é mostrar aos alunos que não é necessário esperar iniciativas do poder público para promover uma mudança na cidade.
Os lugares foram escolhidos depois de um estudo de campo realizado pela turma que também fez todos os tramites legais com a prefeitura de Porto Alegre, preenchendo formulários de autorização e viabilizando a ideia com os órgãos públicos.
— É uma maneira de os alunos se aproximarem do poder público e entenderem como funciona um trabalho conjunto. Além disso, o projeto valoriza uma sinalização importante e já existente que muitas vezes passa despercebida — conta Fernanda.
O projeto é custeado pelos estudantes e pela professora. A prefeitura apoia a parte estratégica através da Empresa Pública de Transportes e Circulação, da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e da Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).