Sem luz desde quarta-feira passada, a Ceasa, em Porto Alegre, teve o fornecimento de energia elétrica restabelecido por completo nesta terça-feira (15). No Centro de Utilidade Pública (CUP), onde ficam os bancos, sedes de associações de classe, Polícia Civil, lancherias, restaurantes e outros serviços – e único setor que ainda estava sem energia –, a luz retornou no começo da noite, com o auxílio de geradores alugados, em caráter emergencial, pelos comerciantes. A locação de geradores também tem garantido o funcionamento dos atacados que vendem carnes desde a última quinta-feira.
O problema elétrico que interrompeu o fornecimento de energia, no entanto, ainda não foi solucionado. A queda da luz foi causada por um gato que entrou em uma subestação de abastecimento, causando curto-circuito, que deixou todo o complexo desabastecido por 24 horas. O animal morreu após o choque, e um cabo subterrâneo se rompeu.
Segundo o presidente Ailton dos Santos Machado, a direção deverá ter um diagnóstico mais preciso e completo da estrutura subterrânea danificada e a solução definitiva até sexta-feira (18). Os permissionários afetados pelo problema deverão ser ressarcidos.
Ao todo, cerca de 20 estabelecimentos operam no Centro de Utilidade Pública (CUP) — o que representa 5% de todas as lojas da central de abastecimento do Estado.