A Ceasa, vinculada ao governo do Estado, já doou 700 kg de alimentos para preparo de refeições da estrutura provisória do Restaurante Popular de Porto Alegre. Nesta sexta-feira (17), foram repassados 260 kg de frutas, verduras e legumes. Outras remessas, de 160 kg e 280 kg, haviam sido cedidas na terça-feira (14) e na última sexta (10).
Os hortifrutigranjeiros doados - como batata-doce, bergamota, beterraba, brócolis, chuchu, mamão, pimentão e tomate - fazem parte do excedente comercializado por produtores e atacadistas e foram repassados à prefeitura da Capital.
De acordo com a Ceasa, a doação foi feita para atender um pedido da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do Brasil (Adra), que prepara as refeições destinadas a moradores de rua.
Conforme o presidente da Ceasa, Ailton dos Santos Machado, as doações vão continuar até que a prefeitura encontre e abra novos espaços para acolher e alimentar os moradores de rua.
— Nós colocamos a Adra em uma grade extra sem prejuízo às instituições já cadastradas, que recebem semanalmente os alimentos — afirmou Machado.
Segundo a entidade, também foram criadas “condições especiais” para que a Adra compre carnes e ovos dos permissionários da companhia.